RECENTES

SECA: Reforço de material dos Bombeiros para combate a incêndios chega em oito dias



Equipamentos reservas serão comprados para combater incêndios florestais, como o que ocorreu no Parque Nacional de Brasília e consumiu 25% da reserva ecológica.

Acessórios para a proteção dos militares estão chegando
O Governo do Distrito Federal autorizou a compra de 2.300 kits de material para combate a incêndios florestais. Os equipamentos de proteção individual (EPI) devem ser entregues em até oito dias. Esta foi a principal medida adotada pelo Corpo de Bombeiros Militar, após a decretação de Situação de Emergência na capital decretada no último dia 20. O processo de compras. em caráter emergencial, teve início na última terça-feira (21).

Segundo o capitão Ribeiro, da Comunicação Social dos Bombeiros, a aquisição está na fase de levantamento de preços. “O Corpo de Bombeiros faz a lista dos materiais que precisam ficar na reserva e manda para as empresas que fazem os orçamentos”, afirma. O Batalhão de Incêndio Florestal tem um contingente de 150 bombeiros. No entanto, nos casos dos grandes incêndios, como foi o do Parque Nacional, é preciso convocar militares de outros batalhões para reforçar o combate ao fogo. Os EPI que estão sendo comprado irão para a reserva técnica da corporação.

De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas deverão chegar à Brasília somente na próxima semana, a partir do dia 29. A Situação de Emergência no Distrito Federal vale por 60 dias.

Confira abaixo os itens que integrarão os kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) do Corpo de Bombeiros:

- Máscaras para proteção respiratória
- Balaclavas
- Lanternas de cabeça
- Pilhas
- Mochilas de hidratação
- Apitos
- Bússolas
- GPS
- Lima e limatão
- Peças para fabricação de abafadores
- Peças para moto-bombas

Por Débora Teixeira – Agência Brasília / Fotos: Acácio Pinheiro

Nenhum comentário