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Procon distribui exemplares nos 20 anos do Código de Defesa do Consumidor

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) completa 20 anos neste sábado (11/9). Para comemorar as duas décadas do CDC, o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF), presenteará a pessoa que procurar atendimento nesta sexta-feira (10/9) com um exemplar do código.

Para o diretor geral do Procon-DF, Oswaldo Morais, na segunda década do CDC, a principal mudança foi no comportamento do consumidor. "A cultura do brasileiro mudou muito nesses 20 anos, principalmente no sentido de exigir os seus direitos e exercitar a cidadania. É claro que ainda há muita coisa que precisa melhorar e o Procon trabalha para isso. Procuramos fortalecer as ações, não só do Procon, mas de outros órgãos de defesa do consumidor e fazer menos operações punitivas e mais ações educativas, como levar ó código à população e proferir um maior número de palestras.", esclarece Morais.

O Procon conta com nove unidades fixas de atendimento, nas cidades de Taguatinga, Gama, Ceilândia, Guará, Brazlândia, Planaltina, Sobradinho e Plano Piloto, além de dois ônibus do serviço itinerante e os serviços de call center pelo telefone 151.

Segundo Morais, as empresas têm procurado mais qualificação dos funcionários sobre o conhecimento do código. "Cada vez mais os empresários têm buscado parcerias com o Procon no sentido de orientar os funcionários e aumentar o conhecimento sobre os direitos do consumidor para não praticarem infrações", explica o diretor.

Procon
As pessoas que se sentiram lesadas na compra de algum produto ou serviço prestado podem registrar a reclamação na unidade em qualquer unidade do Procon, inclusive a itinerante. Para isso, basta apresentar um documento de identificação e os comprovantes de pagamento, como notas fiscais e boletos pagos.

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