RECENTES

INVASÃO NA CIDADE: Cerca de 120 barracos irregulares instalados na Vila Basevi são retirados

Cerca de 120 barracos de lona e 90 cercas de cordão e arame, instaladas na Vila Basevi - uma área de reserva biológica localizada próximo ao Lago Oeste e Sobradinho - foram derrubados na manhã desta segunda-feira (13/9). A ação faz parte de uma operação da Divisão de Fiscalização da Secretaria do Patrimônio da União.

A ação começou às 9h e durou até por volta das 11h30. Cerca de oito caminhões ficaram lotados com os materiais recolhidos na Vila. Ninguém foi preso.

De acordo com o chefe da Divisão, Luiz Carlos, esta é a segunda ação em menos de uma semana na região, que pertence ao Instituto Chico Mendes. "Na quarta-feira viemos aqui e tinham cerca 150 barracos. Já haviamos feito uma operação e fazemos regularmente. Mas o pessoal sempre volta e constrói sem autorização com a esperança de conseguir a legalização do lote", explica. Luiz garantiu que as ações continuarão a ser feitas se houverem novas invasões.

Além da ilegalidade, já que 54% da área pertence à União e o restante ao Instituto Chico Mendes, Luiz Carlos informa que o local é uma reserva biológica de proteção a biodiversidade do cerrado e que as invasões causam muitos danos a região. "Na sexta-feira mesmo teve um incêndio muito grande na Vila. Não conseguiram achar quem colocou, mas muita coisa foi queimada", afirma.

Participaram da operação integrantes da SPU, da Subsecretaria de Defesa do Solo e da Água (Sudesa), da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) e da Polícia Militar.

Nenhum comentário