RECENTES

Projeto estimula alimentação


Incentivar hábitos alimentares mais saudáveis é o desafio do programa “Cozinhando e aprendendo com gente pequena”, desenvolvido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF). A ação foi iniciada no passado nas áreas rurais do Distrito Federal e tem estimulado as famílias a substituir alimentos industrializados – geralmente com maior teor de gordura e calorias – por refeições repletas de hortaliças e frutas.

De acordo com a coordenadora do projeto, Cláudia Márcia de Freitas, este trabalho de reeducação alimentar envolve a parceria dos centros de saúde, escolas rurais e associações de produtores. A ação multidisciplinar é realizada nas escolas com os alunos do ensino fundamental, em conjunto com os pais e professores.

Cláudia destaca que existe uma tendência das pessoas em valorizar mais os alimentos industrializados. “Muitas vezes o próprio produtor e a família não percebem a importância de consumir esses alimentos, não enxergam o valor nutricional”. Assim surgiu o projeto, que coloca as crianças em contato com as hortaliças e as ensina a plantar e a fazer receitas simples e criativas.

A coordenadora explica que o primeiro passo da ação é a avaliação antropométrica das crianças, um método de investigação nutricional no qual são medidas as variações físicas e a composição corporal (peso, altura e dobras cutâneas), entre outros fatores. Esta etapa é feita em parceria com os profissionais dos centros de saúde. “Se for diagnosticado algum problema nutricional, a criança já é encaminhada para um acompanhamento médico”, afirmou.

Depois da avaliação, são iniciadas as oficinas, palestras e outras ações. Por meio da oficina de alimentação são desenvolvidas atividades como o preparo de refeições saudáveis, com o objetivo de demonstrar às crianças e mães, o valor nutritivo dos alimentos e os benefícios para a saúde. O trabalho também conta com ferramentas lúdicas para facilitar o entendimento das crianças: dramatização, filmes, jogos educativos, pinturas, desenhos, entre outras atividades. A ação é realizada mensalmente com as mães e duas vezes por mês com os alunos.

Outra ação é a oficina de hortaliças, desenvolvido por profissionais de ciências agrárias que ensinam as crianças a plantar hortaliças em pequenos espaços. Elas aprendem técnicas de manuseio do solo e são orientadas sobre preservação, saúde e saneamento ambiental.

Este ano já foram promovidas 35 oficinas. O projeto é realizado por sete escritórios da Emater, localizados em Planaltina, Jardim, Rio Preto, Pipiripau, Vargem Bonita, Tabatinga e Sobradinho.

Por Marina Cardozo/TB - Foto Ascom/Emater

Nenhum comentário