RECENTES

Deu no DFTV de hoje 19/08 : Estudantes de Sobradinho II enfrentam dificuldades para chegar à escola

Moradores do Setor de Mansões, em Sobradinho II, reclamam da falta de ônibus. Quem mais sofre são estudantes, como Samara Mineiro, que contou o problema para a equipe de reportagem do DFTV.

A rotina na casa da estudante de Samara Mineiro começa cedo, tudo para não chegar atrasada na escola. “Ou ela estuda em Sobradinho ou em Sobradinho II. A gente depende dos microônibus, e todo dia é essa batalha para chegar na escola”, conta mãe da jovem, a diarista Ivone de Pinho Mineiro.

Ela e os irmãos seguem a pé até o ponto de ônibus no setor de Mansões, de Sobradinho II. A mais nova, Sinara, de 10 anos, estuda em outra escola. No dia da reportagem, ela embarcou mais rápido, sem problema. “Hoje, pelo menos, vou conseguir pegar a aula toda”, comemora a menina.

Já Samara e o irmão ficam esperando, assim como outros alunos de escolas públicas, que estudam em Sobradinho I. “É muito cheio e demora demais”, diz a estudante Gabriela de Assis. “Levo advertência direto. Na semana passada, cheguei atrasada todos os dias por causa de ônibus”, conta a estudante Larissa Rodovalho.

Quando passam, os microônibus estão lotados. Vinte minutos depois, Igor e Samara arriscam. Ela desiste, ele vai. “Não deu para entrar. O pessoal terminou de entrar e não coube, porque no último degrau, a porta fecha, acontece acidente de prender mochila, bolsa e até a pessoa mesmo”, afirma Samara.

E o tempo passa, os microônibus também, sempre cheios. Sem condições de pegar passageiros, seguem viagem. Um motorista até parou, mas foi impossível embarcar.

Às 7h40, depois de uma hora e 20 minutos de espera, a parada continuou lotada. Os microônibus paravam, mas sempre lotados. “Não tem condições de entrar”, conclui a garota.

Quase 8h, finalmente, Samara consegue pegar o ônibus. “Vou perder o primeiro horário, como quase todo dia. Estou ficando muito prejudicada porque não consigo assistir à primeira aula nenhum dia”, lamenta.

Até a escola, são mais 20 minutos. Dessa vez, Samara quase chegou atrasada para a segunda aula.

O DFtrans informou que estuda a demanda para saber o que falta, quantos microônibus existem e quais linhas precisam de reforço. Depois disso, prometeu fazer modificações. Hoje, seis linhas de microônibus fazem o trajeto Setor de Mansões Sobradinho II até o centro de Sobradinho.

Por Maria Fernanda / Edgar Andrade

Nenhum comentário