RECENTES

COLUNA TEXTOS & TEXTOS do Jornal de Sobradinho - OBSTÁCULOS.

*Geraldo Lima

Uma porta. Outra mais. E outra. E... infindável sucessão de portas a serem abertas. Umas de fechadura de simples manuseio; outras, no entanto, de mecanismo complexo, emperrando às vezes no giro da chave, tal qual uma chave tetra enfiada com a seta invertida para baixo. Quando menos esperava, eis uma delas ali, à sua frente, barrando-lhe a passagem ou exigindo dele um esforço a mais além do já empreendido para chegar até aquele ponto. E já estava cansado, saturado até daquele exercício imperioso. E também amedrontado pela voz sempre em off ameaçando-o, intimidando-o, esmerando-se no terror psicológico para desanimá-lo.

Desde o início da partida, aquela voz invisível, vindo de toda parte e de lugar nenhum, desanimando-o, sugando-lhe as forças. Primeiro, num tom velado, disfarçado em brincadeira, risonho até; depois, ostensiva, violenta, imperiosa. Ameaça explícita. E ele abrindo portas. Mais por necessidade que por bravura, abrindo portas. Abrindo portas. E a voz, antes em off, saindo das sombras para postar-se diante dele, de todas a maior barreira, extensa, poderosa. E indaga ameaçadora: Aonde pensa que vai, ó negro?


(*)Geraldo Lima é autor dos livros A noite dos vagalumes (contos, Prêmio Bolsa Brasília de Produção Literária, FCDF), Baque (contos, LGE Editora/FAC), Nuvem muda a todo instante (infantil, LGE Editora), UM (romance, LGE Editora/FAC). Publicará, pela Editora Multifoco, o livro de micronarrativas Tesselário, do qual faz parte o texto aqui publicado. Bloga em: www.baque-blogdogeraldolima.blogspot.com e www.o-bule.blogspot.com

Nenhum comentário