name='content'> ]]>

RECENTES

SAÚDE: Previna-se das doenças típicas do inverno

Algumas medidas simples ajudam a prevenir o surgimento de doenças respiratórias

O ar mais frio e seco, condições típicas do inverno, é o agente necessário para desencadear ou agravar diversos tipos de doenças respiratórias. Gripe, resfriado, rinite, faringite, otite, infecções respiratórias, bronquite e pneumonia são alguns males responsáveis pelo aumento do número de atendimento nos hospitais que, em alguns casos, chega a subir 40%.

Os problemas respiratórios possuem sintomas variados, embora sejam muito semelhantes , por isso o atendimento médico é necessário para identificar e tratar as doenças respiratórias. Entretanto, prevenir estes males não exige muito mistério. Atitudes simples como hidratar o organismo, manter o ambiente arejado e ter uma alimentação balanceada colaboram para evitar o desenvolvimento das moléstias. Nos casos em que a pessoa já tiver contraído alguma infecção, a alternativa é partir para a medicação.

Não é só o sistema respiratório que sofre com as ações do tempo. A pele também é bastante prejudicada devido às quedas de temperatura. Uma das doenças relacionadas a esta parte do corpo é a dermatite atópica, mal causado por um distúrbio do sistema imunológico, que pode ser agravada de acordo com o lugar em que a pessoa vive. Entre os principais sintomas da doença estão a coceira intensa, vermelhidão, inchaço e pele ressecada.

Por Carol Sales / Flávio Resende

Nenhum comentário