RECENTES

Parques do Distrito Federal



A Capital Federal possui parte de seu território sob alguma forma de proteção ambiental e conta com 68 parques criados por decretos. A maioria desses parques ainda não foi totalmente implantada nem possui equipamentos que proporcionem opções de lazer ou visitação para os moradores. Aqueles em funcionamento têm uma gestão precária e necessitam de melhorias.

O programa "Abrace um Parque" uma proposta do Instituto do Brasília Ambiental - IBRAM -para realizar uma parceria duradoura entre o Governo do Distrito Federal e a comunidade, o empresariado e outros segmentos.

Essa proposta de parceria do Estado com empresas, instituições, associações e organizações não-governamentais e pessoas físicas voluntárias permite a implantação gradativa e planejada dos parques, garantindo a conservação e manutenção desses.

Em Sobradinho existem :

Parque dos Jequitibás
Possui matas fechadas, anfiteatro, trilhas e recreação infantil, com um parquinho bem estruturado e bem conservado para as crianças. Uma ducha, vários cantinhos para leitura e estudos, aonde alunos vão, principalmente em época de calor, aproveitar as sombras das árvores. Possui também aparelhagem para ginástica (barra fixa, paralela e abdominal).

Um dos objetivos é a preservação de espécies significativas da flora local, principalmente o Jequitibá, árvore símbolo da cidade de Sobradinho e também do parque. Outro objetivo muito importante é criar condições para a melhoria da qualidade das águas do Ribeirão Sobradinho, que vem sofrendo degradação ambiental ao longo dos anos, além de reservar à comunidade uma área destinada à conservação, contribuindo para a formação de uma consciência ecológica na população, propiciando o exercício de atividades sócio-culturais em um ambiente equilibrado e também favorecer a realização de estudos e pesquisas científicas.

Parque Recreativo e Ecológico Canela de Ema
Tem como objetivo preservar a vegetação do cerrado, a bacia do rio São Bartolomeu e ainda desenvolver programas de observação ecológica e de pesquisas sobre os ecossistemas e atividades de educação ambiental. Apesar de estar protegido por Lei, que o criou há três anos, quase nada foi feito para preservá-lo.

Devido à proximidade com um assentamento de baixa renda e com Sobradinho Oeste, a lagoa e as demais áreas do parque servem de depósito de lixo, entulhos, escoamento de esgoto e todo o tipo de devastação. A vegetação do lugar, rica em taboas, buritis e muitas espécies do cerrado, está ameaçada.

Endereço: Área Especial nº 03 Núcleo Urbano da fazenda Sobradinho, no entorno da lagoa situada nas proximidades da rodovia Estadual 425 em Sobradinho - RA/V

Parque Ecológico e Vivencial de Sobradinho
Parque Recreativo Sobradinho II
De Uso Multiplo Centro de Lazer e Cultura Viva Sobradinho

(*)fotos divulgação
OBS: se quiser saber mais detalhes sobre os parques de Sobradinho e região, click no título dessa nota para visualizar documento em PDF

Nenhum comentário