RECENTES

EDUCAÇÃO: Já estão abertas as inscrições para a EJA

A Educação de Jovens e Adultos é uma boa oportunidade para aqueles que não puderam estudar na época apropriada para a idade. O material didático é gratuito. Além disto, o aluno pode fazer o número de disciplinas que desejar.

Em Sobradinho, dez instituições de ensino oferecem EJA, mas o estudante pode optar por freqüentar as aulas em outra região administrativa, de acordo com sua conveniência

Vai até 4/7 o prazo de inscrições para novos estudantes interessados em frequentar a Educação de Jovens e Adultos (EJA), na rede pública de ensino no Distrito Federal.

As inscrições podem ser feitas diariamente pelo Telematrícula 156 – opção 2. O funcionamento vai das 7h às 21h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 18h, aos sábados, domingos e feriados. A ligação é gratuita.

A EJA é destinada a pessoas que, por algum motivo, não estudaram na época apropriada para a idade. A modalidade se adequa ao ritmo de cada um. Por ocasião da matrícula, os contemplados poderão escolher quais componentes curriculares (antigas disciplinas) querem frequentar, conforme suas possibilidades. Os livros são fornecidos pela Secretaria de Educação.

O 1º segmento de EJA corresponde aos anos iniciais do Ensino Fundamental (1 º ao 5º) e tem duração de dois anos. O 2º segmento compreende os anos finais (6º ao 9º) e também tem duração de dois anos. O 3º e último segmento corresponde ao Ensino Médio e pode ser feito em um período de 1,5 ano.

Para cursar o Ensino Fundamental na EJA é preciso ter idade mínima de 14 anos para ingresso e de 15 para conclusão. Para o Ensino Médio, a idade mínima exigida é de 17 anos para ingresso e de 18 para conclusão.

No momento da ligação, deverão ser informados:
- nome completo do estudante,
- data de nascimento (dia, mês e ano),
- nome completo da mãe,
- endereço completo da residência ou do local de trabalho, com o CEP-Código de Endereçamento Postal.

Obs.: os interessados podem optar por estudar em uma instituição próxima à residência ou ao trabalho. Por isso, é fundamental ter em mãos o endereço correto do local, principalmente o Código de Endereçamento Postal (CEP). Ao informar o endereço errado para o atendente, incluindo equívoco em relação ao CEP, o interessado corre o risco de ser encaminhado para uma instituição de ensino muito distante e acabar ficando sem vaga em uma mais próxima.

Divulgação dos resultados
A relação dos contemplados será divulgada a partir de 16/7, das seguintes maneiras:
- por carta;
- pelo Telematrícula 156 – opção 2.
- no site www.matricula.df.gov.br/.
- nas Diretorias Regionais de Ensino;
- na instituições de ensino que oferecem EJA.

Efetivação de matrícula
A simples inscrição e a confirmação do resultado não garantem a vaga. A matrícula deverá ser efetivada de 19 a 23/7, na secretaria da instituição de ensino para a qual o interessado será encaminhado.
Quem não efetivar a matrícula perderá a vaga.

Saiba mais:
http://www.matricula.df.gov.br

(*)Por Málcia Afonso - Ascom

Nenhum comentário