RECENTES

COLUNA TEXTOS & TEXTOS : FRIO E COPA DO MUNDO



Sobradinho entrou no espírito da Copa do Mundo. Na imagem, registramos o prof da FEDF e morador do conjunto B da Quadra 08 João Carlos, ajudando a decorar sua rua com bandeirolas e pintura no asfalto.

*Geraldo Lima/ Foto: Júnior Nobre

I.
O inverno chegou. E, com ele, o trio inseparável: frio, vento e poeira.
Nessas noites frias, creio que seja consenso, costumamos dormir melhor. Nada mais confortável, nessa época, do que o mundo que pulsa embaixo do edredom. E haja força de vontade para saltar da cama cedinho. Fazer caminhada, então, pela manhã, exige um esforço enorme: o vento cortante, batendo na pele, quase aniquila minha frágil consciência de uma vida saudável.

II.
Estamos, enfim, entrando no clima da Copa do Mundo. Dá para perceber claramente: a Bandeira do Brasil, símbolo maior da pátria, já aparece em profusão nas ruas enfeitadas e nos carros que cortam as pistas do DF. Imagino que em outras cidades do país a empolgação comece também a tomar conta de todos.

Quando esse texto chegar até vocês, caros leitores, talvez estejamos em plena euforia da Copa. O Brasil, provavelmente, já terá jogado a primeira partida e, caso não ocorra nenhum absurdo, terá vencido com um placar recheado de gols. Os norte-coreanos, penso eu, não serão páreo para a Seleção Canarinho. Deixarão a África do Sul logo na primeira fase, e papai Kim Jong-il, do alto do seu poder “eterno”, lhes dará uma bronca para ser ouvida em toda a Ásia.

Durante a Copa do Mundo, euforia e apreensão andam lado a lado o tempo todo. E o repertório não muda: vamos gritar, xingar, chorar, rezar e, caso esse time convocado por Dunga ( o Teimoso) não dê certo, vamos lamentar as ausências de Neymar e Ganso. Críticas não faltarão, pois, afinal de contas, somos milhões de técnicos palpitando Brasil afora.

* Geraldo Lima é autor dos livros A noite dos vagalumes (contos, Prêmio Bolsa Brasília de Produção Literária, FCDF), Baque (contos, LGE Editora/FAC), Nuvem muda a todo instante (infantil, LGE Editora) e UM (romance, LGE Editora). O seu livro de micronarrativas será publicado pela Editora Multifoco. Bloga em: www.baque-blogdogeraldolima.blogspot.com e www.o-bule.blogspot.com

Nenhum comentário