RECENTES

Café com açúcar ou sal?


*Daniel Viana

O café é um dos alimentos mais perigosos quando se trata da quantidade de açúcar colocada a uma bebida, quando a pessoa adoça uma dose de café (aproximadamente 50 ml) utiliza em média 10 gramas de açúcar, o que corresponde à média de 20% do consumo diário recomendado pela Organização Mundial de Saúde, ou seja, quem bebe cinco cafés adoçados diariamente não deveria ingerir outra forma de açúcar.
Para se reduzir ou até mesmo excluir a necessidade de colocar açúcar no café, deve-se utilizar um café de qualidade e prepará-lo da maneira correta. Veja a matéria na revista espresso (clickando no título dessa nota).
Outra vantagem é que degustando sem açúcar conseguimos perceber o real sabor do café, além de ser uma abertura para eliminarmos o açúcar de outras bebidas como sucos, chás e iogurtes.

Outra forma de degustar o café que me chamou atenção é o café com sal, é isso mesmo, com SAL. Dizem que essa é a melhor forma de se perceber a doçura natural do café.
Como a quantidade máxima de sal recomendada pela OMS gira em torno de cinco gramas para uma pessoa adulta, a melhor opção é beber um café de qualidade sempre puro.

*Daniel Viana é Barista/ blogueiro e representante do Morada Mineira em Sobradinho e Café Cristina / http://danielbarista.blogspot.com/

Nenhum comentário