RECENTES

"Uma Aula Cidadã: Ainda Há Esperança".



(*) Olívia Helena

Há quatro anos acompanhando o trabalho do Instrutor de Graffiti Vinícius Martins Rodrigues, que faz parte do Grupo Cultural Azulim-ONG voltada para a interação sócio-educativa/arte-educação de jovens, que funciona na AR 09 de Sobradinho II- tive o prazer e o privilégio de ver a prática educativa voltada para a cidadania, no que diz respeito à dignidade da pessoa humana, igualdade de direitos, participação e co-responsabilidade pela vida social.

No decorrer da Oficina de Graffiti, o Instrutor/parceiro/amigo promove uma integração de conceitos tais como: valores morais e éticos; a reconstrução de valores e normas que dignificam as pessoas e as tornam mais humanas; a importância da família para a construção da vida e o processo de humanização; e a sistematização e incorporação da arte do Graffiti no mercado de trabalho.

Vinícius, ou LAPIXA, como é conhecido no mundo do Graffiti, é determinado, competente, carismático e extremamente dedicado, pois adota uma postura singular: amigo/parceiro/instrutor acompanha seus alunos nos trabalhos de graffiti. Spray na mochila, mochila nas costas, compressor (ai meu Deus, quem leva?), passos firmes, felicidade e esperança no olhar... Instruindo, aprendendo, orientando e acreditando em cada um deles.

Alunos e instrutor participam de vários eventos como "Arte no Lugar da Pichação" (pintura das paradas de ônibus de Sobradinho II), Feiras de Conhecimento, Concursos de Graffiti, arte em fachadas como Corpo de Bombeiros e Granja do Torto, Semana da Valorização da Vida, dentre outros intercâmbios culturais, que certamente contribuem positivamente para a vida de cada um deles.

Na aula cidadã, o Graffiti é um agente transformador que possibilita a formação de jovens com atitude e autonomia. Parabéns Vinícius-Lapixa por dar valor aos sonhos, fazer "correria" pra simplificá-los e acreditar que todos eles são possíveis. Sonhos de paz,de projetos, de lutas, desafios, felicidade... E vitórias. Parabéns pela lição de cidadania.

OBS: Lembrando que os trabalhos que estão ilustrando o referido artigo, pertencem ao Instrutor vinícius e seus alunos/parceiros de trabalho

(*)Olivia Helena Rufino Borges é Professora do Centro Educacional 04 de Sobradinho II/ fotos: divulgação

Um comentário

Juci Vilaverde disse...

Realmente, tudo o que foi dito na matéria confere com a realidade que temos em nossas aulas. Mais do que um preofessor de técincas artísticas, o Lapixa tem sido um professor de vida, de como ser protagoniosta de sua própria existência e não um refém e vítima das situações.
Obrigada, Vinícius, Lapixa, por tudo o que você é e tem feito por cada um de nós!
Meus parabéns à Olívia Helena pela sensibilidade em ter postado a matéria de forma tão verdadeira!