RECENTES

COLUNA TEXTOS & TEXTOS por Geraldo Lima *


CHUVA DE MAIO

O serviço de meteorologia havia anunciado a possibilidade de chuva (fina, frisara a repórter) nos próximos dias, mas não demos muito crédito. O sol escaldante e o céu límpido davam a entender que a temporada de chuvas já havia acabado.
Mas estávamos redondamente enganados. Só para encharcar o nosso pessimismo, na noite do dia dez, lá para as vinte e duas horas, São Pedro abriu o chuveiro celeste e uma chuva gostosa, lírica, sem arroubos de inundação, caiu sobre a cidade de Sobradinho (um presente de aniversário pelos cinquenta anos?) e mandou o calorão e a secura para escanteio (no dia seguinte, às treze horas, quem sabe com temperatura ainda amena, Dunga anunciaria a lista dos convocados para a Copa do Mundo na África).
Eu e minha esposa corremos para a janela do quarto (a janela do nosso quarto mais parece um televisor de duzentas polegadas, um exagero de vidro temperado fumê!) e, ajoelhados na cama, ficamos assistindo à chuva cair e tamborilar no vidro escuro. Caia tímida no início, como se fosse acabar logo após os primeiros pingos, mas aos poucos foi ganhando volume e intensidade.
O refletor no alto do prédio tornava aquele espetáculo da natureza ainda mais bonito: num determinado momento, tangidos pelo vento, os pingos de chuva começaram a dançar de um lado para outro, num frenesi de quase pânico, como um cardume de pequenos peixes prateados tentando escapar do predador no fundo do mar. Depois, sem o sopro forte do vento, a chuva voltou a cair vertical e constante, como flechas prateadas mirando o chão. Uma imagem inesquecível, dessas que nos arrebatam para sempre. Ao fundo, o céu se destacava róseo, e como aquele era um momento de rara poesia, lembrei-me do verso de Homero: “a Aurora de róseos dedos”. E era sem dúvida um momento capaz de despertar em nós sentimentos profundos, de trazer à tona desejos há tempos esquecidos. Tocada talvez por esse clima de poesia ou pela imagem de algumas pessoas que passavam sem pressa na calçada, minha esposa – que guarda ainda uma alma interiorana – revelou sua vontade de andar sob a chuva, encharcar-se toda e, ao chegar em casa, tomar um banho quente. Era a infância retornando à memória, intacta e sadia. A infância de diversão na enxurrada!
Ficamos ali, curtindo o espetáculo da chuva e namorando, – é preciso aproveitar instantes raros assim (principalmente depois de tantos anos juntos) para regar o amor, mantê-lo verde, florido sempre.
Seria aquela a derradeira chuva antes da chegada da seca? Ainda que não fosse a última, seria, com certeza, a mais poética de todas.

(*)Geraldo Lima é autor dos livros A noite dos vagalumes (contos, Prêmio Bolsa Brasília de Produção Literária, FCDF), Baque (contos, LGE Editora/FAC), Nuvem muda a todo instante (infantil, LGE Editora) e UM (romance, LGE Editora/FAC). Seu livro de microcontos Tesselário será publicado pela Editora Multifoco. Bloga em: www.baque-blogdogeraldolima.blogspot.com e www.o-bule.blogspot.com

Nenhum comentário