Arte&Cultura: Professores de Sobradinho e região aprendem a fazer arte
Na foto acima, o artista plástico David Cavalcante, de Planaltina, ensinando técnicas de impressão utilizando tinta guache
A proposta é influir no desenvolvimento psíquico, motor, intelectual e social de estudantes. Outra ideia, segundo o coordenador do curso,David Cavalcante,é valorizar a arte local
É consenso entre os educadores das séries iniciais do Ensino Fundamental que trabalhar com arte em sala de aula ajuda a desenvolver a criatividade e a espontaneidade na criança. Mas, para isto, é preciso estar atualizado, dedicar-se ao entendimento e à aplicação de metodologias de ensino da arte que remetam a criança a um processo de conhecimento que envolva a atenção, a percepção, a memória, o raciocínio, o juízo, o pensamento, a imaginação, a criatividade e a linguagem.
Pensando na preparação dos professores que atuam na área, o Núcleo de Monitoramento Pedagógico da Diretoria Regional de Ensino de Sobradinho está promovendo a oficina “Gostando de Ensinar Arte”. A meta é dar respostas aos professores sobre seis questões: como trabalhar arte nas séries iniciais do Ensino Fundamental, por onde começar, quais são as linguagens artísticas, quais os elementos básicos das linguagens artísticas, que atividades desenvolver e como criar uma proposta de trabalho em arte.
Ao todo, serão dez encontros, destinados a professores da rede pública das séries iniciais do Ensino Fundamental. As demais aulas serão sempre às quintas-feiras, até o dia 6 de julho, na Oficina Pedagógica de Sobradinho, que funciona no barracão da Escola Classe 15, na Quadra 3.
A carga horária total é de 40 horas. Foram montadas duas turmas, uma à tarde e outra de manhã, mas somente esta última ainda dispõe de vagas. As inscrições são gratuitas. Os interessados podem procurar o Núcleo de Monitoramento Pedagógico de Sobradinho.
“Entre os objetivos, está o de viabilizar que os profissionais experimentem e exercitem as várias possibilidades de expressão artística, no campo da música, das artes visuais e cênicas, transmitindo em sala de aula o conteúdo previsto nas orientações curriculares da Secretaria de Educação”, esclarece o coordenador intermediário da oficina, Cleiton Rodrigues Torres, que irá ministrar as aulas em conjunto com os colegas Valdinéia Pinheiro e Jeane Rodrigues.
Valorização da arte local
Um dos diferenciais da oficina, que teve seu primeiro encontro na última terça-feira (4), é que, além de debates e da leitura conjunta de textos selecionados, serão promovidos encontros com artistas locais para que cada cursista possa conhecer e valorizar a produção de Sobradinho e das demais cidades do DF. Atualmente, as atividades dominantes em sala de aula são de auto-expressão e estímulo ao ensino do desenho, da pintura, da colagem, da impressão e da modelagem. A apreciação artística e histórica da arte praticamente inexiste nessa prática pedagógica.
O primeiro encontro da oficina aconteceu nesta terça-feira (4), com a participação de David Cavalcante. Ele falou com os professores sobre técnicas de impressão. Para isto, não precisou de nenhum material sofisticado. Bastou papel ofício e tinta guache.
Paralelamente aos cursos, está sendo realizada uma mostra de trabalhos em pintura dos artistas plásticos Arlindo Castro, Glênio Lima e Toninho de Souza, de Sobradinho, e David Cavalcante, de Planaltina.
(*)Mais informações pelo telefone 3901-4094 ou na Secretaria de Educação/Regional de Sobradinho
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