RECENTES

Quem são os candidatos a governador tampão do DF???

São sete os candidatos que disputarão a eleição indireta que escolherá o novo governador e vice do Distrito Federal, no próximo sábado (17), para governar o DF até dezembro deste ano. Os eleitores serão os 24 deputados distritais, pela norma instituída na Lei Orgânica do DF (Emenda nº 57/2010) a fim de se adequar à Constituição Federal, no que diz respeito às regras para a linha sucessória do GDF. Entre outras exigências, os candidatos apresentaram seus respectivos planos de governo, publicados no Diário da Câmara Legislativa. Segue resumo das propostas e do currículo dos candidatos:

Aguinaldo de Jesus (PRB) – Deputado distrital no terceiro mandato e pastor evangélico, foi secretário de Transportes no governo de José Roberto Arruda. Principais objetivos: executar à risca o Plano Plurianual de governo (PPA) já aprovado, a fim garantir a estabilidade; reuniões mensais do governador com representantes da sociedade civil, para dar transparência ao governo, e valorizar ações que promovam a economia solidária e o cooperativismo. O vice é Roberto Wagner Monteiro.

Antônio Ibañez (PT) – Foi secretário de Educação no governo de Cristovam Buarque e reitor da UnB, onde leciona no Departamento de Engenharia Mecânica. Entre outras ações, propõe a criação de um “comitê independente de vistoria” para fiscalizar as obras em execução, a adoção de medidas práticas contra a corrupção, como a conclusão de auditorias contra agentes públicos e políticos, e a abertura de canais de participação, como o Orçamento Participativo”. O vice é Cícero Rola.

Luiz Filipe Coelho (PTB) – Subprocurador-geral da Procuradoria-Geral da República e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no DF, o candidato também se compromete com a transparência, incluindo o orçamento participativo, e pretende dar continuidade às obras “legitimamente contratadas”, com incremento daquelas voltadas para o trânsito e o transporte de massa, visando a Copa do Mundo. Também quer construir mais postos policiais. O vice é João Estênio Bezerra.

Messias de Souza (PCdoB) – Ex-secretário de Desenvolvimento Social do governo de Cristovam Buarque, foi assessor especial do ministro do Planejamento, Guido Mantega. Promete rigor na análise da legalidade dos contratos em andamento e alinhamento das políticas públicas do DF àquelas estabelecidas pelo governo federal. Quer reativar a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) e o Batalhão Escolar, e ampliar as equipes do Saúde da Família. A vice é Amância Ferreira.

Rogério Rosso (PMDB) – Foi secretário de Desenvolvimento Econômico e administrador de Ceilândia no último governo Roriz e, na gestão de Arruda, presidiu a Codeplan. Aponta três pilares para apoiar a gestão dos recursos públicos: planejamento, transparência e controle das contas públicas. Propõe-se a ”redesenhar de imediato a estrutura da máquina pública utilizando novas ferramentas de gestão” e, como outros, assegura a continuidade das obras legalmente contratadas. A vice é Ivelise Longhi.

Wilson Lima (PR) – Governador em exercício do DF, alçado ao cargo porque estava na presidência da Câmara, o candidato exerce pela terceira vez mandato de deputado disrital. Promete transparência nos gastos públicos, conclusão das obras e início de outras previstas no Plano Plurianual (PPA), além de corte dos gastos supérfluos, “direcionando os recursos para as áreas de saúde, educação e segurança”, que terão atenção especial, de acordo com o plano de governo apresentado. O vice é Jucivaldo Salazar.

(*)Por Zínia Araripe

Um comentário

Anônimo disse...

Meu DEUS, onde vamos parar???????????? Cadê a intervençaõ gente.