RECENTES

Prática do home office promove mais qualidade de vida


Atentos à promoção da qualidade de vida no ambiente doméstico e corporativo, profissionais e empresas passam a considerar a prática do home office. Seja em função da redução de custos ou do controle do nível de estresse, a verdade é que os benefícios de trabalhar em casa são realmente tentadores. Imagine, por exemplo, não ter que enfrentar o trânsito caótico diariamente, tirar um cochilo depois do almoço, poder almoçar e jantar com seus filhos e ainda ter um dia de trabalho extremamente produtivo?

Uma recente pesquisa realizada na Universidade de Durham, no Reino Unido, reforça essa tese. Segundo o estudo, os trabalhos mais flexíveis são também os que trazem mais benefícios para a saúde, como melhor qualidade de sono, menos fadiga e redução nos níveis de pressão sanguínea e ritmo cardíaco. Publicada no periódico Cochrane Database of Systematic Reviews, a pesquisa apontou ainda para a necessidade de se promover formas de trabalho mais otimizadas, levando em conta a saúde do funcionário.

A flexibilidade pode ser uma ótima solução para minimizar a exposição ao estresse, porém, é preciso muito cuidado para o tiro não sair pela culatra. “Trabalhar em home office exige automotivação, disciplina, preparo e independência”, afirma Alberto Ogata, médico e presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida. Ele, no entanto observa que o home office é uma alternativa interessante para as pessoas que buscam maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

De acordo com o médico, a familiaridade com a web e o contexto de interação por meio das redes sociais ou VoIP tornou possível a participação em reuniões, alinhamento de projetos ou atendimento ao cliente mesmo longe da empresa. “Podemos pensar em um home office parcial também, no qual o funcionário fica em casa um ou mais dias da semana. Essa tem sido uma alternativa de sustentabilidade para algumas empresas, pois é economicamente viável no tocante à economia de combustível, tempo do colaborador e equipamentos da companhia”, explica.

Essa foi a estratégia empregada pela filial brasileira do laboratório farmacêutico alemão Boehringer Ingelheim. Em sua sede recém inaugurada na zona sul da capital paulista, a empresa implantou um sistema de comunicação integrado que propicia maior mobilidade entre os funcionários. Dessa forma, todos os dias cerca de 20% dos funcionários entram no sistema de ‘escala para trabalho em casa’. “Tudo foi pensado para oferecer qualidade de vida, bem-estar e estimular o profissional a conceber novas idéias e soluções eficientes”, afirma Sérgio Pacheco, responsável pelo projeto do novo escritório 100% sustentável da empresa.

Nenhum comentário