RECENTES

Marketing & Publicidade : Cimenteira lança casa popular para ser vendida em lojas de varejo de construção


Entrega é feita em 60 dias ao preço de R$ 1 mil/m² sem o terreno

Imagine o candidato à casa própria entrar no depósito de materiais de construção do seu bairro e, em vez de fazer um pedido que inclui areia, blocos e tubos de PVC, sair de lá com a promessa de uma casa prontinha em 60 dias. A Holcim do Brasil aposta no negócio e começa agora a convencer o seu principal parceiro - o varejo. "Nós queremos integrar a enorme cadeia do cimento através do lojista", explica Leonardo Francisco Giglio, supervisor de Desenvolvimento de Canais e Marketing da Holcim, que apresentou dia (03/3), no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o projeto "Minha Casa Holcim".

Nos últimos oito anos a Faculdade de Arquitetura da UFRJ recebeu da Holcim sinal verde para aperfeiçoar o modelo "Casa 1.0", apresentado em 2002 em parceria com a ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland). Na época multiplicavam-se os protótipos para o promissor mercado de habitação de baixa renda. Ao contrário da tendência de construção de casas de paredes monolíticas de concreto, a Holcim aposta na continuidade do modelo em alvenaria estrutural.

O modelo apresentado ontem à imprensa no campus da UFRJ tem 46 m² com dois dormitórios, expansível para 64 m². Há ainda as opções Plus, de 47 m² expansíveis para 66 m² e o modelo Acessibilidade, com 68 m².

Além de produzir um modelo racionalizado de construção à base de produtos de cimento, a equipe liderada pelos professores Osvaldo Luiz de Souza e Alice de Barros deveriam incluir itens de acabamento, melhorar o layout, promover um melhor conforto térmico e, principalmente, incorporar à construção itens de sustentabilidade -uma bandeira da Holcim no mundo todo ancorada no Prêmio Holcim Awards.

Construída sobre radier mínimo, a casa tem 17 paredes e cobertura de duas águas com empenas desencontradas, para funcionar como shed de exaustão da ventilação cruzada. Acima das portas, as paredes ganharam alçapões para garantir melhor ventilação. As paredes de quartos e salas receberam contramarcos no alto para colocação posterior de aparelho de ar-condicionado e, assim, resolver a maior preocupação de quem constrói com alvenaria estrutural - a quebra de paredes.

Os modelos são expansíveis a partir dos quartos, unindo-se ao novo ambiente sem necessidade de quebra - a porta torna-se parte do corredor de passagem. Diferente das casas de baixa renda oferecidas, a área de serviço foi compartimentada e protegida.

Fonte: Piniweb, publicada no site O Corretor

Nenhum comentário