RECENTES

Exclusivo: A Federação dos Condomínios a frente da Regularização


O ambientalista Adilson Barreto já foi professor e diretor de escola pública em Sobradinho - é o atual presidente da FACHO/DF

Ao longo de 30 anos os condomínios do Distrito Federal foram sinônimo de degradação e desrespeito ao meio ambiente. Criados pelos empreendedores sem licenciamento ambiental e em total desrespeito à ordem urbanística, os parcelamentos foram ganhando má fama e repulsa da sociedade brasiliense, que via todos os dias na mídia as denúncias de fracionamento das chácaras, fazenda e terras públicas.
Mas essa realidade vem mudando e os condomínios passam a ser exemplo de qualidade de vida onde milhares de pessoas escolheram para morar.
Desde 2006 que a FACHO/DF – Federação dos Condomínios Horizontais do Distrito Federal é presidida pelo ambientalista Adilson Barreto, morador de Sobradinho há quase 20 anos.
Logo que tomou posse Adilson convidou vários síndicos e lideranças em todo o DF, para implementar uma nova política de regularização dos condomínios.
Pediu apoio contra novas invasões, grileiros e especuladores. Junto com os moradores iniciou uma cruzada em defesa da regularização ambiental e urbanística de todos os condomínios. Foram carretas de protesto e manifestações públicas até arrancar do governo local, as primeiras regularizações iniciadas em 2007.
Em contrapartida, os síndicos e proprietários vêm elaborando os projetos essenciais para aprovação técnica dos órgãos do governo.
Adilson Barreto, que foi professor e diretor de escola pública em Sobradinho nos anos 90, vê na Educação Ambiental, o tema central para a solução dos problemas gerados pela ocupação urbana.
Para ele, a educação ambiental pode gerar uma série de atitudes voltadas para o bem-estar da comunidade local, criando mecanismos de preservação e respeito ao meio ambiente que emanam dos próprios moradores.
Com isso, a estratégia da FACHO/DF é fazer com que o Poder Público se sinta pressionado a dar uma resposta concreta para se chegar à regularização ambiental e urbanística até a escrituração de todos os lotes que é o maior desejo dos moradores.

Nenhum comentário