name='content'> ]]>

RECENTES

Utilidade Pública: Equilíbrio na atividade física


Atividade física, alimentação e descanso estão diretamente ligados. Profissionais da área de saúde garantem que os três elementos devem estar em equilíbrio para que se alcance um bom condicionamento físico

Enganam-se aqueles que acreditam que, para manter a boa forma, o essencial é a disciplina na hora da malhação. O alcance do condicionamento físico e o ganho de massa muscular envolvem muito mais do que horas na academia. A alimentação feita antes e depois do exercício físico, bem como o descanso muscular, são aspectos que merecem atenção redobrada quando o assunto é cuidado com o corpo.

A boa orientação antes do início de qualquer atividade física é de extrema importância na busca pelo equilíbrio entre esporte, alimentação e descanso. Com foco no respeito ao próprio corpo, o indivíduo evita correr riscos aos quais alguns atletas costumam se submeter. O professor da Unique Fitness, Marco Paulo Paoli, defende o balanceamento entre os três elementos. “Na malhação, a alimentação surge como complemento do trabalho e o sono como restaurador”. O professor ainda destaca que, apesar destes três pontos estarem interligados eles interferem diretamente no alcance do condicionamento físico, não há como ir além do limite de cada corpo.

A busca da integração entre esses elementos parte da boa alimentação antes da prática desportiva. Segundo a nutricionista Simone Rocha, o ideal é o consumo de alimentos à base de carboidratos num período de, no máximo, duas horas antes do início da atividade física. “Se a pessoa estiver se alimentado em um espaço de tempo maior do que este, não terá energia suficiente”, afirma a nutricionista. Ela também ressalta a importância de se consumir alimentos leves quando a alimentação ocorre pouco antes da prática física. Exemplos de produtos de fácil digestão são as barras de cereais, frutas, biscoitos e sucos.

Para que haja ganho da chamada massa magra, a massa muscular, é importante que após a atividade física ocorra ingestão de alimentos à base de proteínas. Isso porque o crescimento muscular necessita da síntese de proteína. “É necessário que esta alimentação ocorra o quanto antes. Pode ser uma refeição tradicional ou algo mais leve, mas que contenha, também, vitaminas e minerais”, enfatiza Simone.

O outro aliado da prática esportiva é o sono. Sendo este o momento em que o corpo se recupera das microlesões comuns a qualquer tipo de esforço físico, representa um ciclo que, além de afetar a realização das atividades físicas, é diretamente influenciado por elas. Este mecanismo ocorre pelo fato do sono estar ligado ao funcionamento hormonal do organismo, o que acaba por afetar todo o cotidiano de cada pessoa. Assim, o praticante de atividades físicas deve estar atento até mesmo aos horários em que realiza seus exercícios. Evitar exercícios pesados poucas horas antes de dormir, por exemplo, é uma forma de prevenir dificuldades na hora do sono.

De acordo com Marco Paulo Paoli, o organismo utiliza o sono como forma de se recuperar do cansaço. Segundo ele, o sono está ligado às condições biológicas do indivíduo, porém moldado por imposições de horários da nossa sociedade, como a hora de acordar. Desta forma, cada pessoa é regida por um ciclo, que por sua vez, é constituído pela integração de diversos hormônios. “Isso faz com que cada organismo realmente seja único, o que torna impossível determinar o ideal de sono diário para todos”, esclarece Marco Paulo. A quantidade de horas dormidas pode, portanto, variar entre as pessoas. Mas o condicionamento físico de cada um é seguramente afetado pelo grau de satisfação que se possui em relação ao sono.

O equilíbrio entre atividade física, alimentação e descanso se dá de forma integral na busca por um bom condicionamento físico. De acordo com os profissionais da Nutrição e da Educação Física, é impossível afirmar qual se sobressai nessa balança. “Esses três elementos funcionam como a base de um tripé, devendo ser analisados em conjunto e com a mesma relevância”, garante Simone Rocha.

Um comentário

Anônimo disse...

queee bosta tenho que fazer para escola e a mae ainda