RECENTES

Material escolar no Procon

O Procon-DF divulgou hoje, 13 de janeiro, o resultado do levantamento de preços do material escolar no Distrito Federal, mostrando que há uma grande diferença de preços entre os diversos estabelecimentos visitados.
Segundo o Diretor Geral do Procon-DF, Ricardo Pires, “os valores encontrados apresentam, em alguns casos, diferença de até 7.000%”, mas segundo ele esses casos gritantes devem ser vistos com cuidado, porque dizem respeito a produtos de marcas diferentes. Para o Diretor, o mais relevante é constatar que em todos os 40 itens constantes da lista de produtos, há uma diferença significativa de preços, mostrando ao consumidor a necessidade de valorizar seu dinheiro, pesquisando os preços antes de comprar o material escolar.
O levantamento constitui um indicador importante para o consumidor, sinalizando os estabelecimentos onde os produtos são mais acessíveis. Dessa forma pode-se constatar, por exemplo, que o preço de três produtos básicos para os alunos, como cadernos de 96 páginas, caneta compactor e uma resma de papel apresentam, respectivamente, variações de 264%, 645% e 479%.
Com esse levantamento, que estará no site do Procon-DF a partir de hoje à noite, “este Instituto cumpre seus dever de informar ao consumidor os preços praticados no mercado, municiando-o de elementos que lhe permitem defender seus direitos e valorizar seu dinheiro”, esclarece o Diretor Ricardo Pires.
(Do Procon/ blog Do Plenário)

Nenhum comentário