name='content'> ]]>

RECENTES

Dicas: Como conquistar uma imagem positiva no trabalho

Empresas valorizam profissionais com capacidade de relacionar-se e trabalhar em equipe. Na aparência, é importante adaptar o estilo ao contexto profissional

Uma dica para quem quer entrar em 2010 de bem com a vida profissional é cuidar da imagem no trabalho. Saber o que se quer e traçar metas pessoais e profissionais ajuda a construir uma imagem baseada na confiança e no respeito. Por isso, o bom profissional é aquele que se mostra comprometido e responsável com tudo que faz.

Para a psicóloga e coach da Homero Reis e Consultores, Thirza Sifuentes, manter o currículo em dia e investir em uma formação consistente, com cursos de pós graduação e de atualização, também ajuda na carreira do profissional. "Além disso, é preciso criar uma rede positiva de relacionamento dentro do trabalho e de áreas afins. É preciso saber se relacionar para construir uma carreira sólida", explica Thirza.

A capacidade de relacionar-se com os outros é o principal critério levado em conta para se construir uma imagem positiva dentro do ambiente de trabalho. Essa característica estende-se ao trabalho em equipe. Profissionais que conseguem se comunicar de maneira saudável e administrar o tempo, a pressão e o estresse conseguem traçar uma carreira promissora. A competência técnica e a dedicação, com a capacidade de cumprir prazos e de coordenar as demandas de forma efetiva, também são pontos valorizados.

Além da competência, outro ponto que colabora para a boa imagem no trabalho é a aparência. Cada ramo empresarial tem um padrão na forma de se vestir. Quem trabalha na área de cinema, por exemplo, dificilmente terá que usar terno e gravata. Mas, se o ambiente for um escritório de advocacia, essa combinação será praticamente obrigatória. "Ninguém precisa abandonar seu estilo pessoal por causa do trabalho, mas adaptar-se e adequar-se ao contexto profissional é muito importante. Na dúvida, sempre opte pela discrição", sugere Thirza.

Pontos negativos - Atitudes como falta de motivação e estagnação prejudicam a carreira e podem impedir o profissional de crescer. No ambiente de trabalho, quem tem uma atuação egoísta e centraliza tudo para ganhar sozinho pode não ser bem visto pelos colegas. "Nos ambientes corporativos modernos, o trabalho em equipe é prioridade. Se o profissional não sabe colaborar, nem abre mão de sua ideia em prol da construção coletiva, ele torna-se um obstáculo para a empresa que quer crescer", analisa a psicóloga.

Outros comportamentos que podem destruir a imagem do profissional são ações que demonstrem abuso de poder, seja de assédio moral ou sexual seja o descaso com a missão da empresa e atitudes antiéticas. "Os comportamentos revelam os valores de uma pessoa. O foco do funcionário não deve estar em ?manter uma boa imagem' dentro da empresa e sim em ser uma boa pessoa e um bom profissional. Dessa forma, a boa imagem no trabalho será uma conseqüência, não um objetivo", avalia.

Nenhum comentário