Pesquise neste blog

sábado, 31 de outubro de 2009

Poesia: Simples é o Amor























Simples é o amor
As vezes sabor de chuva
Outras sabor de sol
Aquece o corpo
Aguça os sentidos
Adoça os lábios...
Sente a presença
Até na ausência
Amor nada exige
Nada impõe
Apenas ama.

Arnalda Rabelo

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Muros e portarias de presente para os condomínios




















Na festa dos doze anos de fundação da Federação dos Condomínios, os moradores ganharam de presente o PL que prevê a manutenção de muros e portarias

A Federação dos Condomínios Horizontais do Distrito Federal (Facho/DF) comemorou seus doze anos de fundação em grande estilo. A festa aconteceu na noite de ontem (29/10), no Clube do Congresso, no Lago Norte, e reuniu diversas lideranças e políticos num jantar elegantemente preparado para cerca de 500 pessoas.
Durante a cerimônia, o vice-governador Paulo Octávio anunciou a assinatura do Projeto de Lei que permitirá os muros e portarias nos condomínios. “O projeto já está pronto e na próxima semana, assim que chegar de viagem, o governador Arruda vai assinar a mensagem encaminhando o PL à Câmara Legislativa”, anunciou o vice-governador durante o evento.
Segundo o presidente da Facho, Adilson Barreto, o grande interesse é da comunidade dos condomínios e por isso a Federação se antecipou na elaboração da minuta do projeto. “Discutimos o assunto com o gerente de Regularização Paulo Serejo e através do deputado federal, Tadeu Filippelli, a minuta foi encaminhada ao governador”, explicou. “Muros e portarias significam maior segurança. Vamos nos mobilizar junto aos parlamentares para agilizar a tramitação do projeto e sua aprovação. Os muros e portarias estão previstos no novo Pdot e no TAC assinado com o Ministério Público, por isso acho que vamos conseguir acelerar a aprovação”, disse Barreto durante a festa dos 12 anos da Facho.
Reuso de água, implantação de programas ambientais e novas formas de energias alternativas, como a eólica, são alguns dos itens previstos no PL que será encaminhado na próxima semana à Câmara pelo Executivo, como forma de maior preservação do meio ambiente. “Temos que mudar nossa cultura, o que já está acontecendo aos poucos. Com pequenas ações e conscientização das comunidades, temos como investir num futuro com maior qualidade de vida”, completou Barreto.

Por Regina Castro/Foto: Divulgação

Click do passado (2) -referendando amigos





















Continuando a série de homenagens pela passagem dos 20 anos do Jornal de Sobradinho, divulgamos aqui uma foto de quando o veículo ainda era preto e branco, o atual governador era secretário de obras, o deputado distrital da época representando a cidade era o Marco Lima e o presidente da ACIS o Beto Fazenda. Na foto, observavam as matérias de Sobradinho veiculadas na ocasião. Esse encontro aconteceu na casa do colunista de esportes João Timóteo.

Faculdade ESPAM agradece Raimundo Ribeiro por moção de louvor
























O deputado distrital Raimundo Ribeiro esteve na ESPAM na manhã desta quinta-feira, 29outubro. O parlamentar proferiu palestra sobre Direito, Ensino Superior e Cidadania para acadêmicos da instituição. Ribeiro, que já atuou como docente de legislação tributária no ensino superior, comentou o panorama atual do Direito, o ensino da carreira e sua importância na defesa da cidadania plena. A palestra foi prestigiada pela presença do diretor geral das Faculdades ESPAM, professor José Sérgio de Jesus; do presidente da OAB-Sobradinho e docente de Direito da ESPAM, professor Divino Sales; e ainda do administrador regional de Sobradinho, Alexandre Yanez. Antes da palestra, o diretor geral fez uma homenagem ao parlamentar entregando-lhe uma placa de agradecimento pela propositura de uma moção de louvor à institução. No final de 2008, o deputado propôs por meio de moção publicada no Diário da Câmara Legislativa de 17 de outubro que o parlamento do DF hipotecasse louvor à direção, corpo docente e discente da ESPAM pela conquista da 4ª colocação no ranking do MEC em Brasília. A ESPAM, por meio de nota obtida pelo ISPAM, instituto de ensino superior que integra a IES, ficou entre as cinco melhores faculdades particulares do Distrito Federal, obtendo a quarta colocação. Divulgado no início de setembro do ano passado, o Índice Geral de Cursos (IGC), novo indicador do Ministério da Educação (MEC) foi criado para avaliar o ensino superior do país classificando os estabelecimentos com notas de 1 a 5. A ESPAM obteve a pontuação 245, ficando à frente de várias instituições maiores e consideradas tradicionais em Brasília. Segundo a justificativa do deputado Raimundo Ribeiro ao propor a moção, "o excelente resultado obtido na avaliação do Ministério da Educação é motivo de grande orgulho para as cidades de Sobradinho e Planaltina". "Na medida em que uma universidade galga um degrau de excelência no ensino, ganha o aluno, ganha o professor e, em última instância, ganha o Distrito Federal, de modo que somos compelidos, até mesmo por gratidão, a conferir a presente honraria", afirma o deputado. O parlamentar ainda lembra que a conquista veio em tempo recorde, já que a ESPAM surgiu em 2001. "Vale ressaltar que o surgimento da instituição deu-se em 2001 e que conta atualmente com 1500 alunos. Estes estudantes estão vendo sua faculdade figurar entre as melhores de todo o Distrito Federal em tão pouco tempo de concepção", analisou o parlamentar. O deputado retribuiu a comenda entregando ao diretor geral a moção de louvor emoldurada.

Em suas palavras o professor José Sérgio de Jesus afirmou que para a ESPAM "é motivo de imenso orgulho para a ESPAM ser reconhecida, não só pelo MEC, mas também pelo parlamento do Distrito Federal, como uma das melhores instituições de ensino superior da Capital da República".
Por Conrado Vittali texto e fotos

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Poesia: Porque eu sei que é amor
























Porque eu sei que é amor
Eu não peço nada em troca
Porque eu sei que é amor
Eu não peço nenhuma prova!

Mesmo que você não esteja aqui
O amor está aqui...
Agora.
Mesmo que você tenha que partir
O amor não há de ir
Embora

Eu sei que é pra sempre
Enquanto durar...
E eu peço somente
O que eu puder dar!

Porque eu sei que é amor
Sei que cada palavra importa
Porque eu sei que é amor
Sei que só há uma resposta.

Mesmo sem porquê eu te trago aqui
O amor está aqui, comigo.
Mesmo sem porquê eu te levo assim
O amor está em mim
Mais vivo !

Eu sei que é pra sempre
Enquanto durar...
E eu peço somente
O que eu puder dar!

Porque eu sei que é amor...
Porque eu sei é amor!

(Titãs)

Operação Finados começa neste sábado 29/10/2009

Cemitérios da Asa Sul, Taguatinga, Gama, Sobradinho, Planaltina, Brazlândia terão horários especiais a partir de sábado (31). No Dia de Finados, os portões serão abertos às 7h e fechados às 19h
Os cemitérios Asa Sul, Taguatinga, Gama, Sobradinho, Planaltina, Brazlândia realizam de sábado a segunda-feira (2) a Operação Finados. Entre as ações previstas estão a fixação de horários especiais; o aumento no número de funcionários; a organização do acesso, com atenção à acessibilidade; a realização de missas campais; e a adequação da infraestrutura ao número de visitantes.
No Dia de Finados (2), os portões dos seis cemitérios serão abertos às 7h e fechados às 19h. Nos dois dias anteriores, o acesso será permitido das 7h às 18h. Em todos os dias, o atendimento ao público será das 7h30 às 18h.
O acesso de veículos ao interior dos cemitérios da Asa Sul, de Taguatinga, do Gama e de Sobradinho será restrito aos portadores de autorização, emitida pelo Detran, de vaga especial destinada a condutor ou proprietário idoso ou para portador de deficiência. A entrada de automóveis nos cemitérios de Planaltina e Brazlândia será vedada devido à falta de espaço.
Haverá transporte coletivo gratuito no interior dos cemitérios da Asa Sul, Taguatinga, Gama e Sobradinho. Os trajetos e paradas internas serão sinalizados para facilitar a orientação dos visitantes. Circularão 12 vans, sendo cinco na Asa Sul, três em Taguatinga, três no Gama e uma em Sobradinho.
Além das entradas principais, serão abertos acessos secundários nos cemitérios. Na Asa Sul, duas entradas facilitarão a entrada pelo Setor Policial e outras duas pelo Parque da Cidade. Em Taguatinga, os visitantes poderão entrar pelo Setor de Oficinas e pelas duas entradas no Setor M Norte. No Gama, haverá dois acessos pelo Setor de Chácaras.
Serão celebradas missas campais nos cemitérios. Os horários, locais e nome dos celebrantes estão anexados em cada local. Além disso, serão montados 67 banheiros químicos: Asa Sul (25), Taguatinga (15), Gama (10), Sobradinho (6), Planaltina (6) e Brazlândia (5). Os banheiros coletivos existentes funcionarão normalmente.
A segurança dos cemitérios também terá reforço de 38 pessoas – Asa Sul (10), Taguatinga (10), Gama (6), Sobradinho (4), Planaltina (4) e Brazlândia (4). Não será permitida a presença de vendedores ambulantes e autônomos no interior dos cemitérios. Nas áreas externas, a responsabilidade é das administrações regionais e da Polícia Militar.
A Operação Finados tem apoio da Secretaria de Segurança Pública, da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, do Detran, da Vigilância Sanitária, da Defesa Civil, da Secretaria de Justiça, da Secretaria de Saúde, da Arquidiocese de Brasília e da Caesb.
Endereços:
• Campo da Esperança (Asa Sul) - 916 Sul

• São Francisco de Assis (Taguatinga Norte) - SOFHN Área Especial Cemitério

• Cemitério do Gama - SOE Quadra 3 Área Especial Cemitério Setor Oeste

• Cemitério Sobradinho - AR 07 Área Especial Cemitério Sobradinho II

• Santa Rita (Planaltina) - SNO Conjunto E Área Especial Cemitério

• Cemitério de Brazlândia - SNO Quadra 6 Área Especial Cemitério



OBS: Maiores informações Assessoria Campo da Esperança

Escolas de educação integral receberão cobertura para as quadras poliesportivas





















Por:Eurico de Andrade/Foto:Divulgação
Cento e cinquenta e uma quadras poliesportivas das escolas de educação integral vão receber cobertura metálica. Às vésperas da abertura das propostas relativas à licitação, que acontecerá amanhã, dia 30 de outubro, as escolas e a comunidade comemoram. As obras têm um valor estimado de R$ 33 milhões, dinheiro que já foi liberado pelo GDF, e serão realizadas logo após a definição da empresa responsável pelo serviço.
Os estudantes também receberam com entusiasmo a publicação do edital de licitação. “Vai ser muito bom. Quando estiver chovendo não teremos mais que ir para a sala de aula, em vez de permanecermos na quadra”, vibra, Wellington da Silva, 14 anos, estudante da 7ª série.
Martônia Lopes, 37 anos, mãe da aluna, Laís Lopes, 14, do Centro de Ensino Fundamental 15 de Taguatinga, cuja quadra também vai receber cobertura metálica, afirma que com esse empreendimento os alunos terão mais conforto para realizar as atividades físicas e o espaço poderá também ser aproveitado para outras tarefas lúdicas.
Com a cobertura, as quadras poliesportivas das escolas integrais poderão servir como espaço para a realização de oficinas e cursos, além das atividades esportivas. Desse modo, serão ferramentas importantes para a ampliação do número de estudantes que participam da Educação Integral em todo o DF.
Confira abaixo algumas das escolas que serão contempladas com uma das 151 coberturas metálicas para quadras poliesportivas:
PLANO PILOTO E SÃO SEBASTIÃO
Escola Classe Granja do Torto, Escola Classe Varjão, Centro de Ensino Fundamental Nova Betânia, Centro de Ensino Fundamental São José, Escola Classe Aguilhada, Escola Classe Cachoeirinha, Escola Classe Jataí, Escola Classe São Bartolomeu.
PLANALTINA
Centro de Ensino Fundamental Pipiripau, Escola Classe Altamir, Escola Classe Cerâmicas Reunidas, Escola Classe ETA, Centro Educacional Taquara, Centro de Ensino Fundamental 5, Centro de Ensino Fundamental Condomínio Estância III, Centro de Ensino Fundamental Juscelino Kubitschek, Centro de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, Escola Classe 14, Centro Educacional 1, Centro de Ensino Fundamental 1, Centro de Ensino Fundamental 2, Centro de Ensino Fundamental Arapoanga, Centro de Ensino Fundamental Mestre D’armas, Centro de Ensino Stella dos Querubins, Escola Classe 4, Escola Classe Coperbras, Escola Classe São Gonçalo.
SOBRADINHO
Centro de Ensino Fundamental 7, Escola Classe Basevi, Escola Classe Córrego do Arrozal, Centro Educacional 4, Escola Classe Lobeiral, Centro de Ensino Fundamental Fercal, Escola Classe 1 de Itapoã, Escola Classe 1 do Paranoá, Escola Classe Boqueirão, Escola Classe Itapeti, Escola Capão Seco.
TAGUATINGA
Centro de Ensino Fundamental 8, Centro de Ensino Fundamental 14, Escola Classe 8, Escola Classe 15, Escola Classe 39, Escola Classe 12, Escola Classe 27, Centro de Ensino Fundamental 12, Escola Classe 29, Escola Classe 45, Escola Classe 48, Centro de Ensino Fundamental 17, Escola Classe 41, Escola Classe Córrego das Corujas, Centro de Ensino Fundamental 4, Centro Educacional 6, Escola Classe 1, Escola Classe 16, Escola Classe 50, Escola Classe 53, Escola Classe Guariroba, Escola Classe 40, Centro de Ensino Fundamental 5, Centro de Ensino Fundamental 9, Centro de Ensino Fundamental 15, Escola Classe 10, Escola Classe 11, Escola Classe 13, Escola Classe 17, Escola Classe Vila Areal, Centro de Ensino Fundamental 3.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Compromisso de Periodicidade

Jornal de Sobradinho já nas Bancas!
Hoje dia 28/10 quarta-feira conforme anunciamos anteriormente, a edição de número 211 de Outubro/2009 do Jornal de Sobradinho já encontra-se disponibilizada nas bancas de Jornais e revistas da cidade. confira!
Ass: Jackeline Castro / Comercial

Última: Acabou a greve da Saúde

A greve dos servidores da Saúde acabou. Em assembléia agora a pouco, em frente ao Buritinga, os servidores aceitaram a proposta do GDF, levada pelo deputado distrital Paulo Tadeu (PT), depois de fechada com o secretário de Planejamento e Gestão, Ricardo Penna. De acordo com o presidente do SindSaúde, Agamenon Torres, ficou acertado a incorporação da Gratificação de Atividade Técnica (GATA) gradativamente até 2014. De imediato, isto vai significar um aumento de 6% a 10%, conforme explica Agamenon. Ele adiantou que os servidores cujos vencimentos sejam inferiores ao salário mínimo terão um reajuste de 33%. “50% dos funcionários da Secretaria de Saúde estão nesta situação”, conta.
Por Marcos Machado/Doplenário

Poesia: Ser Feliz


Que os olhos de nossos corações
sejam abertos
Que a neblina que os embaçam
percam a resistência, a rigidez
Que possamos nos esvaziar de todo sentimento
enganoso de auto-suficiência
E assim...
como crianças
Sermos felizes outra vez!

Por Arnalda Rabelo

Gastronomia: Arroz à Grega























Na verdade de "grega" não tem nada, é um prato típico brasileiro.
Ingredientes:
2 copos de arroz branco pronto;
1 cenoura média ralada;
1 pimentão médio picado;
3 fatias de presunto picadas;
1 chícara de café de uvas passas;
2 colheres das de sopa de manteiga;
3 dentes de alho amassados;
1/2 cebola pequena bem picada;
1 tablete de caldo de galinha;
Cebolinha verde a gosto.
Modo de preparo:
Cozinhe o arroz como de costume e reserve. Em uma panela, coloque 1 colher de manteiga e refogue o alho, a cebola e o caldo de galinha, acrescente o presunto, a cenoura e o pimentão, mexa bem e deixe cozinhar um pouco. Acrescente as passas, mexa de novo. Acrescente o arroz e vá mexendo até misturar bem. Quando estiver pronto, desligue o fogo, acrescente a manteiga restante e sirva em seguida com o acompanhamento da sua prefêrencia (fica uma delícia com frango empanado e batata palha).

Obs.:
Como é uma receita de domínio popular, existem várias formas de fazê-la. Essa é a receita da Cozinha.

Por Júnior pimenta texto e foto

Feira do Livro de Brasília será em novembro

Resolvido o impasse. A Feira do Livro de Brasília deste ano já tem data marcada. Será de 20 a 29 de novembro, na área externa do shopping Pátio Brasil, como nos anos anteriores. O evento este ano correu o risco de não acontecer devido à falta de recursos.
Na tarde do dia(27/10), o presidente da Câmara do Livro de Brasília, Adrian Carvalho, se reuniu com o secretário ajunto de Cultura do Distrito Federal, Beto Sales, e recebeu a notícia de que o Governo do Distrito Federal (GDF) liberou mais R$ 300 mil para a realização da feira.

O GDF havia aprovado, anteriormente, R$ 700 mil. O valor agora chega a R$ 1 milhão. De acordo com o presidente da Câmara do Livro, o valor disponibilizado não era o suficiente para organizar a feira, orçada entre R$ 1,5 milhão e R$ 3 milhões.

Mesmo com a nova quantia, a Câmara ainda busca recursos junto a outras empresas. "Apesar de estar muito em cima da hora, nós achamos que vamos conseguir apoio", diz positivo Adrian.

CONTOS : Sobradinho Bicampeão das Olimpíadas das Cidades.


Por Márcia Melo
As Olimpíadas das Cidades 2009 contou com a participação de 29 Regiões Administrativas, em várias modalidades esportivas.
Patrocinada pelo Correio Braziliense e apoiada pelo GDF, teve como Campeão ,digo, Bicampeão no futsal, SOBRADINHO.
O acontecimento foi mais ou menos assim.
As chaves foram montadas, BRASÍLIA apareceu vibrante, enquanto BRAZLÂNDIA e CEILÂNDIA tentavam fazer o melhor.
JARDIM BOTÂNICO, ecologicamente energizado fazia o CRUZEIRO sempre que entrava em campo pedindo ajuda aos céus, na esperança de ganhar.
Tudo bem, nesta hora a fé se faz presente, porém SOBRADINHO forte e refeito, após banhar-se nas AGUAS CLARAS dos LAGOS SUL E NORTE, não deu moleza.
Ignorou, solenemente, entre outras coisas, os uivos do lobo GUARÀ, que tentava intimidar e mandou o ITAPOÂ conhecer o NÚCLEO BANDEIRANTE, para entender onde tudo começa e...ele foi.
Meio perdido, sem saber o caminho, pediu ajuda a VICENTE PIRES, que não estava nada bem no torneio. Muito triste com seus resultados, VICENTE PIRES chorava as pitangas no RECANTO DAS EMAS e o que descobrimos era que estava sendo consolado por SAMAMBAIA, que com pena, fazia sombra com sua ramagem.
Sem perder as esperanças ITAPOÃ procurou PLANALTINA sua amiga de longa data que também não estava bem nas olimpíadas e descobriu que esta, afogava suas derrotas nadando num RIACHO FUNDO ali perto.
Sem saber o que fazer, ITAPOÂ vendo que SOBRADINHO ganhava todas as partidas, ajoelhou-se e rezou à SANTA MARIA e SÂO SEBASTIÂO, para que impedissem a sua vitória, porque deste jeito ninguém teria chances.
Nessas horas todos torcem contra.
É sempre assim , os fracos se juntam para se fortalecer.
Nesse coro CANDANGOLÂNDIA e GAMA gritavam:
-PARANOÀ, já este time!!!!!!!!!!!
Mas nada podia conter a máquina ESTRUTURAL de SOBRADINHO/ PEIXE.
Já estávamos na final do torneio, quando uma brisa SUDOESTE soprou no ginásio do CRUZEIRO.
SOBRADINHO E TAGUATINGA fizeram um jogaço .
A torcida eufórica era só vibração. Na platéia, PARKWAY aplaudia.
O resultado não podia ser outro...
SOBRADINHO BICAMPEÂO DE FUTSAL DAS OLIMPÌADAS DAS CIDADES.
A alegria tomou conta de todos.
A equipe da cidade serrana, agradece o patrocínio do banco BMG ,o apoio da MAZZA MALHAS e a animação de sua torcida, sempre.
Parabéns a todas as equipes que participaram e aguardem porque já começou a COPA REDE GLOBO.
Que venham os adversários.

Laboratório Sabin dá show no Credicard Hall em São Paulo





















Foto:Eduardo Nobre
O Credicard Hall, uma das principais casas de espetáculos da América Latina, serviu de cenário para mais um show de competência e profissionalismo do Laboratório Sabin. Em clima de festa a empresa foi eleita pelo quinto ano consecutivo entre as 100 melhores empresas para se trabalhar do país, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Great Place to Work. Na noite especial foi anunciado a tão esperada colocação. O Sabin é a 5ª melhor empresa do país no ranking geral e a 1ª melhor empresa para mulher trabalhar. “Isso tudo é fruto porque nós temos no Sabin setores felizes, divertidos, amorosos, atenciosos. E são essas virtudes que fazem essas transformações acontecerem todos os dias dentro do Sabin. Porque cada um dá o melhor de si para que o nosso sonho seja construído. Nós ficamos muito felizes de ver as coisas acontecerem e sermos reconhecidos e premiados desse jeito” expressa de forma sincera e entusiasmada Sandra Costa.

Emoção e uma alegria contagiante marcaram a solenidade de entrega dos prêmios. Ruy Shiozawa, CEO doGPTW foi o responsável pela entrega dos troféus às empresas contempladas. A comemoração foi dupla, Janete Vaz e Sandra Costa, as sócias e diretoras do Laboratório Sabinsubiram ao palco por duas vezes mostrando o porquê que o Laboratório Sabin é uma empresa destaque de Brasília, consolidada e digna do lugar que conquistou. “Foi muito emocionante pra gente, pois quando você vê o nível das empresas que estão aqui, mais de 500 empresas participaram e nós ficarmos novamente com essa ótima classificação é sinal de que nossas ações, nossas atitudes, nosso processo de gestão no Sabin realmente está digno de louvor igual as melhores empresas do mundo” relata emocionada por telefone, Janete Vaz, diretamente do Credicard Hall em São Paulo.

Classificação:

5ª melhor empresa no ranking geral
1° lugar para mulher trabalhar
2º lugar nas melhores em serviço
5º lugar entre empresas com mais mulheres
8º lugar entre as que treinam melhor
15º lugar entre as melhores em qualidade de vida
20º lugar entre as melhores em comunicação

O Laboratório Sabin está entre as melhores empresas da América Latina

Esse é o terceiro ano consecutivo que o Laboratório Sabin desponta na seleta lista das 100 melhores empresas para se trabalhar da América Latina, segundo o Instituto Great Place to Work. A pesquisa que seleciona as melhores empresas foi aplicada em 18 países e, no Brasil, apenas 24 instituições brasileiras entraram para o ranking das empresas que apresentam o melhor clima organizacional. O Laboratório Sabin foi a única empresa brasiliense do segmento de laboratório de análises clínicas. “É uma honra fazer parte deste grupo seleto de empresas que tem suas práticas com gestão de pessoas reconhecido internacionalmente”, contam as sócias e diretoras Janete Vaz e Sandra Costa.
Colaborador satisfeito, empresa fortalecida.
Quem não quer receber um benefício? Com tantos significados benefício sugere algo bom, do bem, que lhe trará algo positivo, que agregará valor. Os benefícios corporativos são percebidos, juntamente com o salário a fim de valorizar os serviços prestados por colaboradores. Nessa vertente o Laboratório Sabin desenvolveu em 2001 um programa de benefícios que a cada ano é ampliado. Recentemente foi implantado o Unisabin, uma Universidade Corporativa que tem como objetivo capacitar, treinar, desenvolver e aperfeiçoar profissionais. Por intermédio do Unisabin os colaboradores têm direito a bolsa educação que concede descontos para cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado. Atualmente 13% do quadro funcional usufruem do benefício. Os incentivos oferecidos vão além da oportunidade de capacitação profissional. A empresa participa ativamente na transformação do estilo de vida de seus funcionários. No Sabin há incentivo financeiro para a realização do sonho da casa própria, para financiamento de veículo, aquisição de computadores, união em matrimônio e na chegada do novo membro da família é concedido um auxílio para a compra do enxoval do bebê. Outros benefícios assistenciais, sociais, de bem estar, de reconhecimento e de qualidade de vida também estão inseridos no programa.

Capacitação

Outro diferencial do Laboratório Sabin é a capacitação permanente da sua equipe técnica, administrativa e operacional que totalizam mais de 700 profissionais. O investimento em atualização das novas tendências do mercado é por meio de congressos nacionais, internacionais, seminários, simpósios e treinamentos in loco. Preocupado sempre com a precisão nos resultados, a qualidade de atendimento e com o meio ambiente, o Sabin é certificado por programas de qualidade como a ISO 9001:2000, PALC da Sociedade Brasileira de Patologia, SA 8000 de Responsabilidade Social, PQDF 2005 (Programa de Qualidade do Distrito Federal), PELM (Programa de Excelência para Laboratórios do Distrito Federal) e para 2010 está sendo implementada a nova norma ISO 14001 que define os requisitos para operar e estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental.

Marketing&Publicidade: Guitar Hero gigante

















Por Emerson Silva
Isso é o que eu chamo de interatividade. A Umbro em parceria com a banda de rock inglesa Kasabian lançaram algo que vai alem dos limites da interatividade. Se você já adora jogar Guitar Hero na sua guitarra iria adorar esta novidade. Projeções são feitas na parede de um armazém com sensores, que são ativados conforme a bola bate no lugar certo. A musica é da banda “Underdog” e jogadores de futebol controlam o andamento dela através de chutes. Confira o filme e veja que bacana.

OBS:Click no título para ver o filme...

Diploma de jornalismo obrigatório no DF





















Por Marcos Machado/blog doplenário- (Na foto Distritais recebem o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF, Romário Schetino (D) Registro de Carlos Gandra/CLDF)

Foi apresentado nesta quarta-feira (28) na Câmara Legislativa um projeto de lei que torna obrigatória a apresentação de diploma de curso superior em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, para o provimento dos cargos efetivos e empregos permanentes de jornalista da administração direta e indireta do Distrito Federal. O projeto poderá ser apreciado ainda este ano.

A proposta foi entregue simbolicamente ao presidente da Câmara, deputado Leonardo Prudente (DEM), pelos

A deputada distrital Erika Kokay vai entregar ao presidente da Câmara Legislativa, Leonardo Prudente, hoje às 14h30, na sala da Presidência, a minuta de um projeto de lei prevendo a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para profissionais que desejam atuar no setor, aqui em Brasília. Acompanha a minuta um abaixo-assinado subscrito por profissionais da área. O objetivo é que o projeto tramite em regime de urgência na Casa. A bancada do PT havia protocolado a proposta em julho, mas decidiu-se que todos os deputados que desejarem poderão assinar o projeto.

De acordo com o texto, será obrigatório o diploma do curso superior em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, para o provimento dos cargos efetivos e empregos permanentes de jornalistas da Administração Direta e Indireta do Distrito Federal. A determinação também se aplica ao exercício de cargos comissionados que tenham atribuições de Jornalismo.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Homenagem ao Poeta : Repente eu sou brasileiro cabra da peste






























"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."
Por Patativa do Assaré/ Foto Divulgação

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

HUMOR: Dragão vai acampar e briga com namorado

video

Click do Passado: Referendando amigos























Olha só, lembrei recentemente de digitalizar todas as fotos que fazem parte da nossa história e apartir de hoje, vou veicular toda semana uma foto do passado recente de amigos e empresários da nossa querida cidade serrana no blogger e mensalmente a que for mais comentada, vai para o jornal (IMPRESSO).
Para brindar esse primeiro momento, 4 fotos que representam muito para o Jornal de Sobradinho nesses 20 anos.
01)Os empresários da Engrenagem Oficina da Moda ( William Gomes Pinto e Arnalda Rabelo)
02)Os empresários Luis(San Remo)Juca (Juca Imóveis)o casal Giselda & Inácio e o filhão agora empresário Beto ( Acontec-Contabilidade) e Rosalete (Lete da Ciapel) 1992 hein!
03)Nossa Miss Sobradinho e marco do primeiro Jornal em policromia a Valéria Ventura
04)Um de nossos primeiros parceiros comerciais foi a Clínica Prev-Dent - na foto representada pela fundadora DRa. Elineide Maria de Souza Ribeiro Rodrigues e na época funcionário e agora um dos atuais proprietários o Dr. Josiano Silva Motta e equipe.

Professor terá que ter curso superior

Por Gervásio Gonçalves
A Câmara dos Deputados aprovou projeto que torna obrigatório que todos os professores do ensino básico tenham diploma universitário e licenciatura. De acordo com o projeto, a exigência de formação superior valerá para creches e escolas de ensino fundamental e médio, tanto na rede pública quanto na privada. O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases, que estabelece as regras para a educação no país, e ainda precisa ser aprovado no Senado para entrar em vigor. O Ministério da Educação elogiou o projeto e prometeu ampliar investimentos para cumpri-lo, mas criticou a exigência de diploma e licenciatura na pré-escola.

Hoje, a regra aprovada pelos deputados seria cumprida por apenas 61,6% dos professores do ensino básico.

domingo, 25 de outubro de 2009

Volta às Aulas: Maioria das escolas públicas funciona nesta segunda, 26

Como a comemoração do Dia do Servidor Público, 28/10, não havia sido prevista no Calendário Escolar de 2009, a SEDF elaborou portaria determinando que as instituições de ensino da Rede Pública do DF que observassem o ponto facultativo antecipado para o dia 26/10 deveriam repor o dia letivo antes de seu término em dezembro, em conformidade com a comunidade escolar.
No entanto, para não prejudicar o andamento do calendário, a maioria das escolas da rede informou às DREs – Diretoria Regional de Ensino – funcionamento regular.
Portanto, poucas escolas aderiram ao ponto facultativo de segunda-feira, 26. E todos que não receberam comunicado oficial da unidade escolar em que os estudantes estão matriculados devem mandá-los à aula normalmente.
Veja abaixo a íntegra da portaria publicada no DODF nº 203, de 20/10/2009

PORTARIA N° 460, DE 19 DE OUTUBRO DE 2009.
O SECRETÁRIO DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 81 do Regimento Interno, resolve:
Art. 1º – Determinar que o Dia do Servidor, 26 de outubro, comemoração antecipada do dia 28 de outubro, ponto facultativo, conforme Portaria nº 229, de 03 de dezembro de 2008, publicada no DODF nº 242, de 05/12/2008, página 05, ficará a critério da Instituição Educacional, desde que garantido o cumprimento dos 200 dias letivos.
Art. 2º – A Instituição Educacional que adotar o Ponto Facultativo, deverá informar antecipadamente,
à respectiva Diretoria Regional de Ensino, indicando o dia previsto para a devida reposição,
que deverá ocorrer até o último dia letivo.
Art. 3º – Esta Portaria entre em vigor na data da sua publicação.
JOSÉ LUIZ DA SILVA VALENTE

Marketing&Publicidade: Bebidas para o halloween | Bacardi


























Por Emerson Silva

Quer umas receitas de drinks novos e de bebidas diferentes? A Bacardi para promover sua bebida lança uma campanha interessante. No site da marca você encontra links para algumas redes sociais como: Twitter e Facebook, lá as pessoas são avisadas sobre festas que aconteceram nesta época de halloween nos EUA. E é possivel ainda conferir receitas de drinks temáticos para a data, bebidas com nomes sugestivos como: “Bat Bite Shot Drink”, “Scream” ou o Zombie.
O vídeo para promover a campanha chama-se “The Bat”, a campanha faz parte das ações de dia das bruxas que já começam a ser veiculadas nos EUA.

Atenção:Clique no título para ver o filme.Se beber não dirija !

HUMOR: Freud Explica

Por: Antônio Tabet/Kibeloco
Quando você pensa em supermercado, qual o primeiro nome que surge na sua cabeça? “Neuroanatomia”, é claro…

Clique no título para assistir ao filme!

sábado, 24 de outubro de 2009

GDF – presta contas a comunidade e afirma ter investido R$ 104 milhões em Sobradinho I e II


O Vice-governador Paulo Octávio este hoje em Sobradinho II, para homenagear alguns pioneiros e personalidades da cidade e também prestar contas das ações do Governo do Distrito Federal em prol dos Sobradinhenses.
A preocupação do governo Arruda/Paulo Octávio com as cidades de Sobradinho I e II muda a cada dia a realidade dos moradores. No total, 92 obras se concentram na região. A reforma completa do Hospital local, a construção de quatro postos policiais, de três escolas e reforma de outras três, a urbanização da ADE – primeira a ter sua infraestrutura totalmente concluída no DF, a recuperação de áreas de lazer e a duplicação da DF 150, na Fercal, configuram como as mais importantes.
O governo não realiza apenas ações de infraestrutura, mas atua fortemente na parte social, ajudando pessoas mais carentes. Ao todo, 6.152 famílias da região recebem o cartão do Bolsa Família. O Pão e Leite, um programa do GDF, atende outras 2.286 famílias. Já 1.618 recebem a Cesta Verde, que prevê uma quantia para a compra de verduras, frutas e legumes.
As cidades contam ainda com a presença periódica de Arruda e Paulo Octávio, que já levou crianças da Escola Classe Lobeiral ao Cirque de Soleil, visitou o Centro de Saúde para conhecer as dificuldades da população e se encontrou diversas vezes com lideranças comunitárias. Tudo para ver de perto e entender melhor as demandas locais.
Em quase três anos, o governo investiu R$ 104.001.302,00 em Sobradinho I e II. Isso só foi possível porque o governo teve a coragem de cortar gastos, economizar e adotar uma gestão moderna, buscando sempre a legalidade em suas ações.
Pensando no bem estar da população, as benfeitorias atingem diversos segmentos da sociedade. São grandes transformações em rodovias, como a duplicação da DF-150 – reivindicação antiga da população -, a construção de três escolas, que atendem a 1.398 alunos, e a reforma do Hospital Regional, para citar algumas. Tudo feito com dinheiro economizado no decorrer dos dois primeiros anos de governo.
De janeiro de 2007 até julho deste ano, mais de três bilhões foram investidos, possibilitando a execução de duas mil obras em todo o DF. E o ritmo é esse. Enxugar a máquina para poder transformar a vida de cada cidadão.

Fonte: WWW.equipepositivo.blog.br / Marcelo Senise / Foto: Fabiano Neves

HUMOR: Gordinhos fazendo Gordices

Por Antonio Tabet / Kibeloco
Da série “Na Rússia Soviética (ou na Polônia), o lixo queima você”:
É o famoso “Faz Merda” da Estrela.

Click no título para ver o filme!

Dia 28 nas Bancas!

Impreterivelmente dia 28/10 quarta-feira a edição de número 211 de Outubro do Jornal de Sobradinho estará nas bancas de Jornais e revistas da cidade. Aguardem!

Osmar da Silva Felício quer acelerar obras


Por Júnior Nobre / Foto: Divulgação
Em evento realizado hoje na Igreja Batista do Sobradinho II, inúmeras atividades se seguiram , dentre elas a prestação de contas do gestor público Osmar da Silva Felício - Administrador Regional de Sobradinho II que fez balanço de suas atividades e declarou que 35 grandes obras estão em pleno andamento e 4 esperam licitação totalizando 39 obras. Dentre elas, Osmar destaca a construção e entrega do Restaurante Comunitário de Sobradinho II, Vila Olímpica, 5 praças,a instalação da cidade do automóvel no ADE-Setor de Expansão Econômica de Sobradinho , Uma grande calçada que liga o Cemitério ao Vale de Expansão e muitas ações sociais.

Pedindo desculpas aos leitores de Sobradinho e Região

Isso mesmo! Hoje venho a público pedir desculpas pelo que a "imprensa comunitária local" anda veiculando e colocando as ruas. Fiquei extremamente irritado e envergonhado em ver dois jornais que se dizem quinzenais publicarem de 20 fotos, 10 somente do proprietário do jornal.
Srs. da comunidade de Sobradinho, quando assumir o Jornal de Sobradinho objetivamos nossa missão em atender os interesses da comunidade e certamente tínhamos outros concorrentes o que é salutar em qualquer atividade e sempre interagimos uns com os outros com muita ética, "mas hoje, os personagens são outros". Tenho paixão de ver como o Jornalista Gervásio Gonçalves do Jornal Regional do Octogonal e Cruzeiro, Marcos Machado do blog doplenário, Wilon Vander Lopes do Jornal Satélite de Taguatinga e Alcir do Jornal do Guará que foram e ainda são verdadeiros mestres do Jornalismo Comunitário atuam em suas comunidades. Concerteza eles diriam em alto e bom som que a Comunidade tem que estar sempre em primeiro lugar. Fica evidenciado a falta respeito com quem já atua seriamente no mercado ha mais tempo e a falta de zelo com a imprensa comunitária da cidade . Imagino que tem jogada e acordos financeiros para ver a continuidade dessa alto promoção. É uma pena, pois vale registrar que Sobradinho tem 450 mil pessoas para serem mostradas!!!

Ass: Emicles Nogueira Nobre Júnior ( Júnior Nobre)- Blogueiro e Diretor do Jornal de Sobradinho

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Comerciantes da Rodoviária de Sobradinho não aguentam mais serem assaltados













Por Júnior Nobre / Foto Divulgação
É a triste realidade , mas comerciantes cansados dos assaltos em seus estabelecimentos, mobilizaram-se para recolher assinaturas de moradores da cidade o suficiente para pedir as autoridades a reabertura do posto policial fechado há tempos e sem qualquer explicação. "Segundo Dona A.Rabelo-afirma que não aguenta mais trabalhar com grades em sua lanchonete. Não sou prisioneira, não fiz nada errado e pago religiosamente meus impostos afirma". Mas esse caso generalizou-se em toda a rodoviária,o clima é de desconfiança, e todos os usuários recebem um olhar temeroso dos lojistas. Quer conferir o que escrevo aqui, basta você dar uma volta a pé no local. É importante pedir solução para o problema instalado...

Comércio já demitiu 15 mil este ano


A secretária-geral do Sindicato dos Comerciários do DF, Geralda Godinho (foto), disse que o comércio de Brasília já demitiu 15 mil trabalhadores este ano, citando como fonte o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos socioeconômicos (DIEESE). Ela destacou a luta dessa e de outras categorias pelo respeito à Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no que diz respeito à demissão imotivada.

A dirigente sindical denunciou que ainda há muitos comerciários trabalhando sem carteira assinada, sem receber vale-alimentação nem comissões no contracheque. Também destacou a questão da segurança, lembrando que, no ano passado, uma comerciária levou um tiro no estacionamento do shopping Alameda, em Taguatinga, ao ser assaltada num domingo.

Geralda e a presidente da CUT/DF, Rejane Pitanga, ressaltaram que as mulheres que trabalham no setor ainda sofrem muita discriminação. Pitanga acrescentou o assédio sexual e as doenças do trabalho. A secretária-geral do sindicato citou a sobrecarga de trabalho para as mulheres, que ainda têm que arrumar espaço para o trabalho doméstico e os cuidados com os filhos. Ela elogiou a Miss Comerciário, Juliana Caixeta, por ser mãe de dois filhos, trabalhar num supermercado e “ainda se manter bonita”.

Geralda e Rejane participaram, na manhã de hoje, da sessão solene que comemorou o Dia do Comerciário (30 de outubro) na Câmara, por iniciativa da deputada Erika Kokay (PT).

(Por: Ricardo Wagner Ribeiro/Foto: Silvio Abdon/CLDF - Blog doplenário)

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

CHARGE: RIO 2016

























Click no título para ver o link dessa imagem...

Seja bem Vindo ao Blog Jornal de Sobradinho


Aqui você vai encontrar informações sobre nossa história, qual é o nosso produto em Sobradinho I e II, telefones úteis, notícias diárias do google, perfil do gestor do blog Jornal de Sobradinho, endereços virtuais, telefones do Jornal, post dos colaboradores e leitores, vídeos de Sobradinho, vídeos diversos e musicais além do kit de mídia e de imprensa. Você também poderá seguir o blog adicionando-se a ele.

Utilize o menu da direita para navegar pelo índice do blogger e ao centro para ler as notícias diárias de Sobradinho e região. Se você não encontrar a informação que está procurando, por favor entre em contato para que possamos ajudá-lo. Nosso telefone é (61) 9674.7010

Por Júnior Nobre / Foto Divulgação

Educação: A Escolha da Escola

Por Adriana Salles Gomes/ Blogueira Especialista em Educação

Queria propor uma série de posts aqui no blog Jornal de Sobradinho para discutir o que talvez seja a principal fonte de dúvidas e angústias dos pais das crianças contemporâneas: a escolha da escola. Pelo que tenho visto entre os amigos, ela passa, em primeiríssimo lugar, pela escolha entre as duas grandes linhas de ensino:

CONTEUDISMO X PROCESSUALISMO

Conteudismo seria a linha baseada na transmissão pesada de conteúdo e processualismo seria o que alguns chamariam de construtivismo, mas que vai além dessa teoria específica na minha opinião; uso processualismo para designar uma prioridade ao ensino do processo de aprender, de buscar conteúdo e de pensar sobre ele.

Essa escolha nós temos de fazer cada vez mais cedo – meu filho entrou na escola com 3 anos (hoje tem 5 anos) e eu já precisei fazê-la, por exemplo. Se estou 100% segura? Não, e olhando à minha volta, vejo que ninguém está. Fora que, nos diferentes ciclos, talvez o caso seja de revezar as linhas – ou não?

Viram? É fundamental debater a questão! E não acredito em resposta tamanho único (ah, vocês vão dizer que eu já optei pelo processualismo; não, não é tão simples assim – nos dois casos, ganham-se coisas, perdem-se outras).

Claro, há mais decisões que precisam ser tomadas e também tendem a entrar no bate-papo.

•Escola laica x escola religiosa (afinal, na época da relativização de todos os valores, a espiritualidade parece estar ganhando uma função nova…).
•Escola particular x escola pública (por princípio político e exemplo?).
•Escola perto de casa (boa para nutrir relacionamentos) x escola melhor seja onde for.
•Escola com relacionamentos promissores para a vida profissional x escolha indiferente nesse viés.
•Escola disciplinadora x escola liberal (lembrando que vivemos uma época em que todos se ressentem da falta de limites).
•Escola que ofereça o oposto do que a criança tem em casa (para complementar) x escola que seja a extensão de casa (mais coerência, menos trauma).
Vocês topam conversar? Vamos trocar nossos dilemas e experiências? Valem desde experiências com os filhos e experiências próprias (de cada um de nós, como estudante) até as vivências alheias às quais temos acesso. Isso é um convite.

HUMOR: PRACAS DO BRAZIU

Utilidade Pública: Implantes Dentais




























Amigos leitores, essa semana comemora-se o Dia da Prevenção a saúde Bucal e especificamente Dia 25 de Outubro, o Dia do Dentista Brasileiro.
Foi pensando no projeto de levar conhecimento sobre a técnica odontológica adotada pelos profissionais desse segmento aos leitores leigos, que propusemos ao corpo técnico da Clínica Prev Dent/Sobradinho-DF que nos presenteasse mensalmente com um artigo sobre procedimentos adotados pelos responsáveis técnicos de sua clínica nos pacientes de Sobradinho e região. Nesse primeiro artigo o Dr. Daniel Servado fala sobre:
Implantes Dentais
Com o desenvolvimento da odontologia, a reabilitação protética dos pacientes tem encontrado nos implantes dentais a primeira opção para a resolução da maioria dos casos.
O bom resultado e sucesso da técnica depende dentre outros fatores, da condição bucal e sistêmica do paciente, da fabricação do implante utilizado e da correta técnica cirúrgica e protética desenvolvida pelo cirurgião-dentista.
Os implantes são “raízes” artificiais instaladas (implantadas) no osso mandibular ou maxilar. Ao substituir as raízes dentais, possibilita a confecção de próteses sobre eles, permitindo a reabilitação estética e funcional (mastigação), além de devolver qualidade de vida social ao desdentado.
Os implantes dentais proporcionam conforto e eficiência na mastigação, de forma similar aos dentes naturais, sendo superiores ao uso de próteses totais (dentaduras) e próteses removíveis.
Na atualidade os implantes são fabricados com titânio, comercialmente puro, com biocompatibilidade cientificamente comprovada.
Por RT Dr. Daniel Servado /Clínica Prev Dent – Há 33 anos a serviço da comunidade sobradinhense – Maiores Informações pelos Tels (61)3591.2562 – 3387.4666

Coluna Pensador S/A : Entorno Sustentável?


















Por Sandson Azevedo
Ultimamente tenho observado algumas noticias sobre a inclusão dos municípios do entorno ao Distrito Federal. Essa notícia me preocupa muito, por vários motivos que abordarei aqui.
Inicialmente é importante dimensionarmos o tamanho do Entorno, a RIDE – Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno, contempla o DF e mais 22 municípios do entorno, sendo 03 de Minas Gerais e o restante de Goiás. Recentemente em um congresso, que contou com o apoio do SEBRAE, sobre “Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável para Brasília e seu Entorno” vi um mapa ainda mais alarmante, onde o entorno se dá com 58 municípios e uma extensão territorial de 186,2mil km, contra os 5,8 mil km do Distrito Federal.
Nesse novo quadro, a população duplicaria e os problemas... Não podemos esquecer que Brasília é patrimônio da humanidade e o centro político-administrativo do país. Alguns cuidados devem ser tomados para o seu desenvolvimento, ainda hoje sentimos o efeito do crescimento desordenado e a falta de planejamento. Sinceramente não vejo como a inclusão dessas áreas resolveriam o problema.
Outro problema é a fonte de recurso, o tamanho físico aumentaria, porém os recursos não aumentariam na mesma proporção. O Distrito Federal, tem um dos melhores IDH – Índice de Desenvolvimento Humano do país, devido a rede de saneamento, educação, saúde e outros itens que aos poucos foram se consolidadndo, mas ainda longe de ser um mar de rosas. Com essa ampliação, em vez de investirmos no melhoramento, estaremos investindo em novas estruturas para dar o mínimo de condição a essas regiões, pois em alguns municípios não existem nem sistema de esgoto.
A solução apontada por todos especialistas que conheço é o desenvolvimento sustentável da região, isso inclui a educação. A população dos municípios tem que cobrar dos prefeitos investimento na região, criação de empregos, de renda e investimento em saúde e infra-estrutura. Cabe ao Distrito Federal sim parcerias, o que já vem sendo feito há algum tempo, para que se ajude a desenvolver a região. Talvez uma fiscalização mais rígida do GDF, faça com que os prefeitos invistam melhor os recursos, uma vez que alguns deles têm dificuldade até de prestar conta dos recursos repassados.
O único motivo que posso vislumbrar dessa discussão são de pessoas que querem que aumente o número de cargos na Assembléia Legislativa e na Câmara Federal, pois o desenvolvimento sustentável da região não se dá com a inclusão territorial e sim com ações empreendedoras de desenvolvimento sustentável.
Estaríamos indo contra o que vem dando certo, peguemos o exemplo de Goiás, após a criação do estado de Tocantins a região norte se desenvolveu, e hoje os ex-goianos vivem outra realidade. É muito fácil se criar um discurso de melhoria da região com fins eleitoreiros, mas as conseqüências desastrosas dessa medida seriam quase que irreversíveis para a geração atual. Eu penso assim e você? Mande-nos um e-mail: pensadorSA@gmail.com.

Coluna Textos & Textos : PANAPANÃ

Por Geraldo Lima
É panapanã! – exclamou meu filho, olhando através do vidro da janela.
Panapanã? – indaguei, sem atinar com o sentido da coisa.
É, pai, panapanã é o coletivo de borboleta – esclareceu-me ele, sem arredar os olhos do bando de borboletas migratórias.
Com tantos coletivos para memorizar, fui me esquecer exatamente deste: panapanã! Ou panapaná, como prefere o Aurélio. Mas há controvérsias: para alguns esse termo não designa exatamente o coletivo de borboleta, sendo apenas um termo de origem indígena (tupi-guarani) que nomeia uma grande quantidade de borboletas em processo de migração. Que seja assim. Porém, melhor do que perder tempo com essa discussão é ganhar o dia em frente à janela assistindo a mais um espetáculo da natureza.
E que espetáculo!
Ficamos ali, pai, mãe e filho, arrebatados pelo desfile das borboletas amarelas. Algo raro de se ver em meio à agitação urbana. Uma imagem capaz de nos afastar da rotina e nos mergulhar na fantasia e no sonho.
A manhã de domingo estava começando com um espetáculo de tirar o fôlego, algo digno de ser apresentado no Fantástico mais à noite. No caso, as borboletas amarelas que brotavam de todos os lados, que surgiam às centenas, aos milhares!, como se um mágico sacasse da cartola aquela infinidade de lepidópteros. Algumas duplas passavam rente à nossa janela, outras iam longe, num voo cheio de ziguezagues. Iam em direção ao leste. Para onde, exatamente? Talvez até algum rio próximo a Planaltina. Mas quem sabe o seu destino estivesse a quilômetros daqui, em Minas Gerais, por exemplo. Há espécies de borboletas que voam longe, quilômetros e quilômetros até chegarem aos locais de recolhimento. É o caso da monarca da América do Norte. Ela voa até 4.830 km, do Norte para o Sul, no outono, para chegar ao local onde passará o inverno. Voam 2000 milhas do Canadá ao centro do México. E se preciso for, vão mais longe ainda.
Olhando assim, esses seres tão frágeis, parece impossível que sejam capazes de aventura tão radical, mas é a mais pura verdade. Creditemos isso aos muitos mistérios da Mãe Natureza que escapam à nossa compreensão, por mais que nos cerquemos de ciência e arrogância.

Geraldo Lima é autor dos livros A noite dos vagalumes (contos, Prêmio Bolsa Brasília de Produção Literária, FCDF), Baque (contos, LGE Editora/FAC), Nuvem muda a todo instante (infantil, LGE Editora) e UM (romance, LGE Editora/FAC). No dia 08 de dezembro, às 20 horas, será feita a leitura dramática da sua peça de teatro Trinta gatos e um cão envenenado, na Sala Cássia Eller, pela 5ª Mostra de Dramaturgia de Brasília. Blog: baque-blogdogeraldolima.blogspot.com

terça-feira, 20 de outubro de 2009

EXCLUSIVO: JORNAL DE SOBRADINHO ENTREVISTA O DEPUTADO PAULO TADEU


O Deputado PAULO TADEU falou ao Jornal de Sobradinho sobre vários temas de interesse da população do Distrito Federal e de Sobradinho em especial.
Socialista e crítico do neoliberalismo e de tudo que diz respeito ao sistema capitalista; defensor da classe trabalhadora, de sua organização e de sua luta nas relações com o capitalismo, Paulo Tadeu entende que o Estado tem de ser forte, com serviço público de qualidade e servidores valorizados e articula-se com os movimentos sociais, pois entende que eles são importantes instrumentos de lutas e conquistas da sociedade.
Morador de Sobradinho, cidade onde nasceu e se criou, ele foi o Deputado Distrital mais votado nas eleições de 2006 (28.505 votos) e está no seu terceiro mandato na Câmara Legislativa. Nas eleições de 2010, será candidato a Deputado Federal pelo PT, partido ao qual se filiou em 1986.
Como Deputado Distrital há três mandatos, já apresentou projetos de lei sobre os mais variados temas e votou em inúmeros projetos de lei, mas manteve-se coerente com suas concepções ideológicas. Lutou contra os projetos de lei do Poder Executivo que aumentassem impostos abusivamente ou que afetassem negativamente os servidores públicos. Ao mesmo tempo, elaborou leis e promoveu várias campanhas para melhorar a vida da nossa população. É o caso, por exemplo, da duplicação da DF-150, da Feira Modelo e do passe livre estudantil, que deve ser implantado agora em novembro.
Eis o que disse o Deputado Paulo Tadeu sobre os temas abordados pelo Jornal de Sobradinho:
Jornal de Sobradinho: Qual sua avaliação dessa crise econômica mundial?
Deputado Paulo Tadeu: Essa crise, felizmente já superada no Brasil, tem como causa o capitalismo e sua ganância desmedida. Os mesmos capitalistas que sempre atacaram o Estado, que defenderam a redução do tamanho do Estado, que negaram ao Estado o papel regulador das atividades econômicas, são também os que vieram ao Estado pedir socorro para salvar seus negócios. Trilhões de dólares de impostos dos cidadãos foram gastos para cobrir o rombo deixado por esse modelo especulativo e concentrador de renda. É preciso que o Estado seja forte e para todos e não apenas para quem possui muito dinheiro.
Jornal de Sobradinho: Por que o estado precisa ser forte?
Deputado Paulo Tadeu: O Estado precisa ser forte, porque só assim irá prestar bons serviços públicos à população. Ninguém tem dúvidas, por exemplo, da excelência do ensino público universitário, muito melhor do que o ensino privado. Esse mesmo grau de excelência é possível na educação básica, nas ações e serviços de saúde, na segurança pública, no transporte público e em todas as políticas públicas para o bem-estar da população. É o Estado e não a iniciativa privada que irá promover condições para que a igualdade seja promovida. E um estado mínimo, fraco e privatizado não tem condições de atender ao conjunto da população.

Jornal de Sobradinho: O Estado é gerido pela classe política, que não anda com a imagem muito boa. Tramita na Câmara dos Deputados, desde 29 de setembro de 2009, um Projeto de Lei, de iniciativa popular, para exigir “ficha limpa” para candidatos a cargos eletivos. Qual sua posição sobre o assunto?
Deputado Paulo Tadeu: Sou inteiramente favorável ao projeto. Ética e ficha limpa são condições indispensáveis para a conduta de qualquer cidadão. Do político, espera-se muito mais do que isso. Espera-se a verdade, a serenidade, a coerência com suas promessas, o respeito à opinião pública e o zelo pelos bens públicos.
A Lei 3.692/2005, de minha autoria, exige no Distrito Federal certidão negativa de débitos tributários para vários cargos públicos, como secretários, administradores regionais, diretores de empresas públicas, etc. Ela persegue justamente essa linha de honestidade no trato das questões públicas.

Jornal de Sobradinho: Como Deputado Distrital, o senhor deu início a uma ampla campanha pela implantação do Passe Livre no transporte público do DF. O que falta para esse direito sair do papel?
Deputado Paulo Tadeu: Essa é uma luta que veio do movimento estudantil, organizado nacionalmente e em cada cidade. No Distrito Federal, fui autor da primeira lei sobre o passe livre estudantil, que agora está sendo adotado pelo GDF. Fazemos campanha pelo passe livre desde 2005, junto com os estudantes.
A Lei do passe livre foi publicada no dia 27 de julho de 2009, mas depende de uma regulamentação do Poder Executivo para ser executada. O prazo para isso venceu no dia 25 de setembro. O GDF tem prometido fazer a regulamentação até o final deste mês de outubro para que os estudantes possam usar o benefício a partir do mês de novembro. Temos feito cobranças diárias sobre isso.
O passe livre não significa apenas um benefício para os alunos. É também um instrumento de distribuição de renda, que irá contribuir para melhorar a formação de nossos alunos que usam o transporte público. Com o dinheiro economizado, eles podem, por exemplo, adquirir livros, ir ao cinema, ao teatro, frequentar shows ou participar de outros eventos capazes de contribuir para sua formação cultural.

Jornal de Sobradinho: Das muitas vezes que seu nome saiu na mídia, em várias delas era para manifestar uma posição contrária a aumento de impostos. Sua insistência nessa tese deu resultado?
Deputado Paulo Tadeu: Todo final de ano, a Câmara Legislativa vota um pacote de projetos tributários propostos pelo Poder Executivo. Nesse pacote, estão sempre incluídos os valores para o IPTU, IPVA e taxa de limpeza pública.
Ao longo desses anos, tenho insistido que esses impostos não podem aumentar mais do que a inflação calculada pelo INPC. Conseguimos emplacar a ideia para 2006, 2007 e 2009. Para 2008, o GDF impôs um aumento de 16,58% no IPTU, o que causou inúmeros problemas para a população. E o impacto nas contas públicas, de fato foi significativo, pois só a arrecadação do IPTU aumentou nesse ano 23%, passando de R$ 276,5 milhões para R$ 340,2 milhões.
Para 2010, a população terá um pouco de alívio. O IPTU não terá aumento; o IPVA, na maioria dos casos, será um pouco menor ou será limitado pelo INPC (4,44%) e a Taxa de Limpeza Pública será reajustada pelo INPC.

Jornal de Sobradinho: O seu Projeto de Lei n. 2.309/2006 pretendia reduzir para menos de metade o valor da Taxa de Limpeza Pública de algumas localidades de baixa renda em Sobradinho I e II. Como está isso?
Deputado Paulo Tadeu: Até 2008, o GDF não fazia distinção na hora de cobrar a TLP dos condomínios de Sobradinho. Depois de muita luta e discussão com o Executivo, fizemos uma emenda à Lei 4.022/2007 e conseguimos aprovar a redução dessa taxa, para condições ainda melhores do que prevíamos nesse Projeto.
Com isso, hoje os moradores de várias localidades de Sobradinho pagam menos da metade da TLP que pagaram em 2007. Essas localidades são as seguintes: Condomínios Nova Colina I, Nova Colina II, Nova Digneia I, Nova Digneia II, Nova Dignéia III, Nova Petrópolis, Mirante da Serra, Morro do Sansão, Mansões Sobradinho II, Mansões Sobradinho III, Sobradinho Novo, Engenho Velho, Buritizinho, Vila Rabelo I, Vila Rabelo II e Bavesi e outros condomínios e áreas de interesse social.

Jornal de Sobradinho: A DF-150 está sendo duplicada. É difícil conseguir que o Governo faça uma obra dessas?
Deputado Paulo Tadeu: Os usuários da DF-150 puderam acompanhar de perto o quanto tivemos de lutar junto com eles para convencer o GDF da necessidade de se duplicar aquela via. Abaixo-assinados, adesivos, faixas nas rodovias e mobilização popular fizeram parte dessa luta. O resultado está começando a sair do papel. As obras estão sendo executadas. Quando o Governo não faz, a população precisa empurrá-lo a fazer.
Jornal de Sobradinho: E a saúde pública, o que fazer para que os serviços melhorem?
Deputado Paulo Tadeu: A saúde pública no Distrito Federal passa por uma crise de gestão. Precisamos, primeiramente, tornar a assistência à saúde uma prioridade de fato. A partir daí, é preciso criar uma política de valorização dos profissionais de saúde e investir nas condições de infraestrutura para atendimento à população, reformando os hospitais, centros e postos de saúde, com equipamentos modernos e materiais hospitalares em quantidade suficiente para dar conta da demanda.

Jornal de Sobradinho: E a educação?
Deputado Paulo Tadeu: A educação pública é o grande desafio para o próximo governador. Qualidade no ensino não se faz só com a boa vontade e dedicação dos professores. É preciso investir na valorização do professor e na inovação pedagógica.
Isso, porém, não tem sido preocupação dos últimos governadores. Só para se ter uma ideia, nem os 25% dos impostos, exigidos pela Constituição, eram aplicados na educação pública do DF. Tive de fazer uma representação no Tribunal de Contas questionando a contabilidade do GDF. O Tribunal concordou com os meus argumentos e mandou que o Distrito Federal cumpra a Constituição. O Conselho Nacional de Educação também tomou decisão semelhante.
Jornal de Sobradinho: Depois de três mandatos na Câmara Legislativa, o senhor vai disputar uma vaga para Deputado Federal. Seu papel no Legislativo local foi cumprido? E o que defender no Congresso Nacional?
Deputado Paulo Tadeu: Fiz na Câmara Legislativa o que prometi fazer. Cabe aos eleitores do Distrito Federal avaliar o meu trabalho. O certo é que minha votação, nesses três mandatos, sempre foi ascendente, o que indica uma avaliação positiva. No Congresso Nacional, sei que tudo é muito mais complexo. Aqui somos 24 Deputados. Lá são 513. Mas minhas posições não mudam. A defesa da classe trabalhadora, dos movimentos sociais, da redução da carga tributária, dos servidores públicos e do Estado orienta minha atuação. Se for eleito, levarei para o Congresso essas bandeiras.
Jornal de Sobradinho: E o que esperar do debate eleitoral de 2010?
Deputado Paulo Tadeu: O grande debate será entre o projeto neoliberal e privatista do PSDB/DEM e o projeto de governo conduzido pelo Presidente Lula. Esperamos que a população tenha acesso a informações corretas e consiga perceber qual dos projetos é melhor para o País. No âmbito local, teremos muitos candidatos. Esperamos que a população escolha aqueles que, além de bem preparados, tenham conduta idônea, sejam honestos nos seus propósitos.

SOBRADINHO II 20 ANOS






















Por Sílvio Brasil/ fotos: Divulgação

Nosso maior patrimônio é você
A Administração Regional de Sobradinho II comemorou o 20º aniversário
da cidade em grande estilo. Grandes atrações musicais, eventos
culturais e religiosos marcaram as comemorações que ocorreram entre 9
e 17 de outubro.
No dia 9 foram iniciadas as festividades com um grande desfile cívico
militar que, além da participação do exército, da PM e do corpo de
bombeiros, contou também com a participação de escolas públicas e
particulares além de entidades comunitárias e desportivas. O desfile
ocorreu na avenida principal da cidade, entre a feira permanente e o
comércio da AR 5.
Ainda no dia 9, à noite, foi realizado um show gospel com participação
de bandas evangélicas. Destaque para o grupo de forró Xote Santo,
grande atração da noite.
Na praça de eventos da cidade, antigo COER, foi dada a largada para a
maratona de apresentações e eventos. Uma chuva torrencial ameaçou
comprometer a festa que se iniciava, mas a paixão dos fãs pela dupla
Pedro Paulo & Matheus, principal atração da noite, falou mais alto e o
evento contou com grande público.
No segundo dia, sábado, também na praça de eventos, houve a
apresentação de vários grupos de dança e da dupla Lucas Prado e
Daniel, bandas 100% sedução, Mistura Fina, Luz do Samba, Terceira
Capital. O evento teve seu grande momento com a gravação do DVD da
dupla sobradinhense Márcio Texano e Gabriel.
No domingo as atividades começaram bem cedo. Houve feira de artes e
artesanato popular, exposição de xilogravura na literatura de cordel e
oficina de discotecagem com o DJ Batmam.
Houve ainda o 2º desafio de bboys sacudiu a galera hip-hop com shows
dos grupos Tropa de Elite, Atitude Positiva, Calamidade Pública,
Retrato Falado e Súplica do Gueto e do cantor Dj Jamaica.
Na Paróquia São José Esposo de Maria, maior templo religioso da
cidade, houve a celebração da missa especial com a chegada dos
cavaleiros da Folia do Divino além de shows católicos no salão
paroquial com a banda Sagrada Face e Amigos do Pai, nacionalmente
conhecida com as músicas “Deus está aqui neste momento”, “Volta,
Israel” e “Algo diferente”.
À noite, ainda no domingo, na praça de eventos, houve a apresentação
das duplas sertanejas mais tradicionais Os Canarinhos, Gleno e Rossi,
Zé Mulato e Cassiano e Roniel e Rafael. Mas o momento mais importante
da noite, que levou o público ao delírio, foi a apresentação de uma
das mais importantes duplas sertanejas de todos os tempo, Chico Rey e
Paraná.
No feriado do dia 12 a criançada pode curtir uma rua de na AR 3,
estacionamento do Ginásio de Esportes . Cama elástica, pula-pula e
muitos outros brinquedos, palhaços e personagens da Disney. As
crianças cantaram parabéns para a cidade, comeram do bolo de vinte
metros de comprimento e tomaram refrigerante à vontade.
À noite, na praça de eventos, mais de 20 mil pessoas acompanharam a
final do rodeio e os shows do último dia de festas. Henrique e André e
Roni e Renato fizeram as honras da casa para que Gian e Giovani,
nacionalmente conhecidos, cantassem pouco mais de 2 horas os seus
maiores sucessos.
No dia 17, sábado, houve a final da Copa integração entre as equipes
de Camarões (representante de Planaltina) e Santo Antônio
(representante de Sobradinho). E com muita garra a equipe
planaltinense sagrou-se campeã da competição.
Fechando com chave de ouro as festividades, foi realizado no dia 18 a
5ª etapa Esave de MotoCross. O evento ocorreu na Avenida contorno
abaixo da AR 16 e contou com a participação de 5 mil expectadores.
Ao final das comemorações o administrador da cidade, Osmar Felício,
agradeceu o empenho dos funcionários da administração regional de
Sobradinho II e destacou a participação ordeira e familiar da
comunidade local. “Sobradinho II está de parabéns pela festa. O povo
compareceu em grande número e deixou clara a necessidade que tem de
cultura, diversão e boa música”, destacou o administrador.

Freadas e Desenfreadas

Por Antônio Tabet/Kibeloco
Das séries “Cagaço - ele desperta o Usain Bolt em você” e “Na Rússia Soviética, o ônibus perde você”. Arriscaria dizer que havia uma bomba no ônibus que seria detonada se o veículo andasse a menos de 60 Km/h, mas isso é meio clichê, não?

OBS: Click no título acima para ver o filme!

A Empresária Arnalda Rabelo da Loja Engrenagem Qd 08 - produziu a bela poesia: Florescer























Fazemos força para nascer...
E um contínuo esforço para crescer
Porem, algumas vezes, no auge de nossas folhas, flores e frutos
Temos que morrer

Assim como existe o escuro da noite
O pranto...
Há o clarão do dia
A alegria...

Assim como existem as chuvas molhando a terra
Para novo plantio
Há o podar das árvores
Para frutos novos e sadios

O tempo agora é de reviver!
Quero apenas, poder amanhecer!
E, em meio aos espinhos
Pegar carona com a primavera e florescer

Por: Arnalda Rabelo

Gastronomia: Pudim de Leite Condensado.























Por Júnior Pimenta/Blogueiro e Chef
Receita simples que quase todo mundo faz. Mas não deixa de ser deliciosa.
Ingredientes:
1 lata de leite condensado;
A mesma medida da lata de leite;
3 ovos;
4 colheres das de sopa de açúcar cristal.
Modo de Preparo:
Coloque o leite condensado, o leite e os ovos no liquidificador, bata bem e reserve. Pré aqueça o forno à temperatura de 180°C. Na forma própria (aquela com um furo no meio), Coloque o açúcar e leve ao fogo até virar uma calda. Espalhe bem a calda pela forma virando-a de um lado para o outro. Coloque o pudim na forma e asse em banho maria por mais ou menos 1 hora.
Dica 1: Para saber se está pronto, enfie a ponta de uma faca no pudim, se ela sair limpa, já pode tirar do forno.
Dica 2: Você pode fazer uma calda à parte para acrescentar ao pudim pronto e, se quiser coloque também algumas ameixas secas sem caroço.

Marketing & Publicidade: Chuva de guarda chuva | Ag Fallon


















Por Emerson Silva/Foto:Fallon

Este filme é para a Travelers Insurance, empresa de seguros americana que atua quase no mundo todo. Seus seguros cobrem uma ampla variedade de bens, como empresas, automóveis, imóveis e indivíduos, atendendo mais de 90 países pelo mundo.
A empresa faz grande sucesso, pois fornece seguros mesmo onde o risco é elevado, e não age automaticamente como as outras, analisando caso a caso individualmente.
O símbolo da empresa é um Guarda chuva e o filme “Drifters” mostra milhares de deles caindo pelos céus da América. A criação é da Fallon, com produção da Gorgeous Enterprises, efeitos da a52 e direção de Frank Budgen.
Fica uma pergunta no ar, se quando chove água nos protegemos guarda chuva, e quando chove guarda chuva? Um comercial interesssante. Confiram o filme clicando no título acima dessa nota.

Presidente do Tribunal de Contas do DF, Anilcéia Machado retribui visita ao presidente da Câmara Legislativa






















Anilcéia Machado, à direita, e os deputados Leonardo Prudente (C) e Brunelli (Foto: R. Morelli/CLDF)
O presidente da Câmara Legislativa, deputado Leonardo Prudente (DEM), agradeceu a visita da presidente do Tribunal de Contas do DF (TCDF), Anilcéia Machado, feita na manhã de hoje (20), na Presidência da Casa.
Anilcéia justificou o encontro como forma de retribuir à primeira visita que o presidente fizera naquela entidade, no início de sua gestão como presidente da Câmara Legislativa, no dia 06 de janeiro desse ano.
A presidente do TCDF aproveitou a ocasião para reafirmar sua intenção em manter o bom relacionamento já construído com a Câmara e apoiar o Legislativo na celeridade da apreciação das contas da Casa e do Executivo, além de continuar dando acompanhamento prévio na elaboração de editais de licitação por parte de técnicos do TCDF, a fim de evitar problemas com cancelamentos, causados por descumprimento de cláusulas da legislação.
O deputado Brunelli (PSC), representando a Comissão de Economia Orçamento e Finanças da Câmara Legislativa, também se fez presente na reunião.

Ricardo Wagner Ribeiro - Coordenadoria de Comunicação Social

Utilidade Pública: Evite surpresas desagradáveis em época de chuva























Pista molhada e buracos exigem atenção e muita cautela. Manter o veículo em plenas condições de uso e adotar uma direção mais defensiva previne acidentes
A época de chuvas em Sobradinho e no DF chegou e pegou muitos motoristas desprevenidos. Para aqueles que não costumam fazer a manutenção preventiva do seu veículo, essa é uma boa hora para verificar alguns itens essenciais para a segurança no trânsito, além de tomar algumas atitudes que podem evitar acidentes.
A lista de problemas que podem surgir durante o período é extensa. Por exemplo, os riscos de corrosão aumentam com a lama que se acumula na parte de baixo do carro. Ao passar por um alagamento, as borrachas de vedação gastas podem transformar o assoalho do automóvel numa piscina. E a possibilidade de deparar com obstáculos nas pistas, que surgem em decorrência das chuvas, é grande. Saber o que fazer nessas horas garante a segurança dos motoristas e pode evitar que o veículo sofra algum dano.
A poeira e o óleo da pista se juntam com a água e eles formam uma camada bastante deslizante. Dessa forma, qualquer freada mais brusca pode ser fatal. "Com o piso molhado, os freios demoram a funcionar e o maior aliado é a atenção, já que o tempo de parada do veículo se prolonga. Só com a continuidade das chuvas, quando as águas limpam o asfalto, é que o efeito derrapante diminui", explica Fábio/da empresa J.Macedo.
A aquaplanagem talvez seja o mais perigoso dos obstáculos, pois o motorista pode perder o controle do carro. O acúmulo de água na pista cria diversas poças. Ao passar por uma dessas películas formadas entre o pneu e o asfalto, o veículo perde a aderência e pode perder o contato com a pista, deslizando um pouco.
O melhor a se fazer nessa situação é tirar o pé do acelerador e evitar frear e virar o volante de maneira brusca. Fábio aconselha que o motorista ande com pneus novos, pois os que já possuem um desgaste dos sulcos sofrem mais os efeitos da aquaplanagem. Além disso, é importante verificar as condições dos freios.
Ainda segundo o Fábio diretor da Empresa J. Macedo, o pneu é o maior fator de segurança de um automóvel, principalmente neste período. Por isso, se o pneu estiver careca é bom nem sair de casa em dias de chuva. A banda de rodagem perde a aderência em pistas molhadas e as chances de sofrer um acidente aumentam.
Outro recurso importante que não deve ser esquecido com as fortes chuvas são os desembaçadores traseiro e dianteiro do carro. "Quase todos hoje em dia têm esse recurso. Ele é fundamental caso o motorista não queira ter um prejuízo em virtude de uma colisão indesejada", revela Fábio. Ele ainda diz que existem produtos químicos à venda que evitam que os vidros fiquem muito embaçados. Além disso, os limpadores de pára-brisa que devem ser mantidos em bom estado tanto nos períodos de chuva quanto nos de seca.
Outro problema constante que os motoristas enfrentam diariamente nas pistas de Sobradinho são os buracos ocultos. Quando estão cheios d'água, fica difícil notá-los. Cair em uma armadilha como essa pode entortar a suspensão, rasgar os pneus, empenar ou até quebrar a roda. Manter a calibragem correta dos pneus pode amortecer o impacto.
Faróis desregulados também comprometem a segurança nas estradas e ruas. É fácil perceber se existe alguma irregularidade. Um farol mais alto que o outro atrapalha a visibilidade de quem vem em sentido contrário. Nas manutenções preventivas indicadas pelo fabricante do veículo, esse item é verificado. No manual dos automóveis consta o período certo para fazer cada revisão.

Fonte: Fábio Diretor da Pneus J. Macêdo - Comercial da Quadra 05/07 CL 05 - Tel: (61)3591-6751 Fax:(61) 3387-1444 ao lado do Banco do Brasil - Foto: Divulgação/Ilustrativa

EXCLUSIVO : A Agenda Cultural do Teatro de Sobradinho para o mês de Novembro de 2009, só aqui no Jornal de Sobradinho.

















Confira:
Dia 08/11 – Apresentação da Orquestra de Violão Clássico, às 20 horas.
Dia 09/11 – Sarau do Teatro de Sobradinho, às 19 horas.
Dia 10/11 – Realização do Simpósio de Música (tarde e noite).
Dias 11 e 12/11 – Apresentação do Festival da Ginástica Rítmica (GRD), às 19 horas.
Dia 13/11 – Lançamento do CD do cantor Fredie Cals (MPB), às 20 horas.
Dia 19/11 – Evento musical da Academia Maestro, às 20 horas.
Dia 20/11 – Evento: Música Brasileira II - vários artistas, como Tico Feitosa e Banda, Cerrado Sólido, Ítalo Bruno etc.

Informações: 39016798 (Teatro de Sobradinho).

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Internet ajuda 156 a bater recorde no primeiro dia de inscrições

Às 17h desta segunda-feira, 19/10, primeiro dia das inscrições de novos alunos na rede pública, o número de inscritos já bateu o recorde do primeiro dia de todas as edições anteriores do Telematrícula: são 5.928. Isso se deve ao uso da Internet. Deste total de inscrições, 2.541 foram feitas pela web.
Em 2008, o primeiro dia inteiro do Telematrícula registrou 5.079 inscrições e muitos problemas de tráfego, porque só havia esta alternativa e muitas pessoas tentavam fazer as inscrições ao mesmo tempo.
Neste primeiro dia de 2009 não foi registrado congestionamento. A Internet está ajudando a desafogar o Telematrícula 156 opção 2. Três minutos é o tempo médio necessário para efetivar a inscrição pela web.
Ainda assim, para o conforto dos interessados em fazer inscrições, a Secretaria de Educação volta a lembrar: a vaga não é de quem liga primeiro para o 156. Um número muito grande de tentativas ao mesmo tempo pode levar ao congestionamento do sistema e à consequente dificuldade para conseguir a ligação e efetivar a inscrição.
Enfrentar este transtorno é totalmente desnecessário. O prazo de inscrições vai até 22 de novembro.
Lembre-se: nos dias de semana, o Telematrícula 156 opção 2 atende das 7h às 21h. O horário de pico vai das 8h às 18h. Com isto, as chances de concretizar a inscrição com um único telefonema crescem muito se as ligações forem feitas entre 7h e 8h ou das 18h às 21h, quando a procura é menor. Aos sábados, domingos e feriados o movimento costuma diminuir e também é bem fácil conseguir a ligação, mas o atendimento vai das 8h às 18h.
Já na WEB Matrícula o problema de congestionamento não acontece e as inscrições podem ser feitas durante as 24 horas, todos os dias.
Documentos na mão, inscrição rápida
As inscrições estão abertas para a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Para o Ensino Básico as inscrições podem ser feitas tanto pelo Telematrícula 156 opção 2 como pela WEB Matrícula. Já a Educação de Jovens e Adultos só pode ser realizada por telefone.

Nos dois casos, é preciso ter em mãos os seguintes dados:
Data de nascimento do estudante.
Nome completo da mãe do estudante.
Nome completo do responsável legal pelo estudante.
CEP e endereço completo da residência do estudante.
Mas se a opção for estudar próximo ao local de trabalho, também é necessário o CEP e endereço completo do trabalho do estudante ou de seus pais/responsáveis.
Número(s) do(s) telefone(s) para contato. É importante que sejam ao menos dois.

Futebol Amador entrega carro zero km

Copa Integração de Futebol Amador entrega prêmios

A Liga das Associações Desportivas de Sobradinho - Lades e a Liga Esportiva de Sobradinho II - Lieso, entregam nesta terça-feira, (20/10), às 20 horas, as premiações da Copa Integração Benoni Beltrão de Futebol Amador. O evento será um jantar de confraternização e acontece no auditório do Colégio Sete Estrelas, na quadra 14 de Sobradinho, onde foram convidados todas as equipes participantes e apoiadores do futebol amador da cidade.
A equipe Camarões da Estância, de Planaltina foi a grande vencedora e ganhou um carro zero quilômetro. A partida foi disputada com o Santo Antônio, no sábado, (17/10), no campo do Leônidas, na AR-25 de Sobradinho II. A Copa Integração começou em Setembro e contou com a participação da 34 equipes de Sobradinho, Sobradinho II, Fercal, Lago Oeste e Estância (Planaltina).
O veículo foi comprado com o patrocínio da Esave Veículos, PollyTotal, V12 Motors, Pedreiras Contagem e deputado Raad Massouh.

Um ano de muitas conquistas





















Alexandre Yañez em seu primeiro ano afrente da administração Regional de Sobradinho fala aos leitores do Jornal de Sobradinho com Exclusividade

1 -Jornal de Sobradinho - Muitos ainda querem saber quem é Alexandre Yañez ?

Filho da cidade, nascido há 39 anos no HRS (hospital regional de Sobradinho), filho do seu Alvaro (pioneiro de Brasilia e mestre de obras da Novacap, e da dona Maria José, auxiliar de enfermagem do HRS.
Estudou desde o primário até a conclusão do 2º grau em escolas públicas de sobradinho a exceção da 8ª série que foi no João wesley.
Jogou futebol no colorado e internacional do seu Turchelo* e também no Brasília do seu Marinalvo, frequentou os anos dourados do SODESO e BANCRÈVEA.
Formado em Administração de empresas pelo CEUB e com 2 pós graduação (1ª Finanças corporativas na UCM - Universidade Cândido Mendes - 2ª Comércio Exterior na UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Fala 3 idiomas (Portugues, Ingles e espanhol)
Trabalhou em uma empresa de comércio exterior que o proporcionou conhecer 25 países em 3 continentes diferentes.

2- Jornal de Sobradinho - Como é administrar a cidade em que você nasceu ?
É muito gratificante pois como filho da cidade conheço muitas pessoas e são essas pessoas que mais nos apoiam, é muito bom fazer algo pela cidade que nasci. O outro lado é que ao mesmo tempo que é bom ter o apoio dessas pessoas amigas o nosso compromisso também aumenta muito, pois são essas mesmas pessoas que nos cobram quando vêem algo que precisa ser feito.

3- Jornal de Sobradinho – Qual o balanço desse primeiro ano à frente da Administração Regional ?
Atualmente Sobradinho está recebendo a obra de maior visibilidade em muitos anos que é a construção da nova feira modelo, é uma obra de mais de 6 milhões de reais e que deverá estar sendo inaugurada em dezembro.
Também estamos revitalizando 5 praças na cidade, aprox. 15 quadras esportivas, 2 quadras de areia, playgrounds, etc.
Construção de 4 km de calçadas, 1 quadra de areia, interligação nas quadras, 429 casas na vila denocs, e principalmente uma obra que não aparece mas que vai beneficiar toda a cidade que é a ampliação da capacidade de tratamento de esgoto da estação de tratamento de Sobradinho, isso irá beneficiar todos os moradores e principalmente os da quadra 01 e setor de indústria. Um ponto que acho crucial mostrar é que a manutenção da cidade tem sido feita de forma exemplar, (tapa buraco, roçagem, pintura de meios-fio, poda de árvores, etc) as pessoas comentam o tempo todo que desde a época do Padre Jonas a cidade não era tão bem cuidada.

4-Jornal de Sobradinho - Quais as obras que você acha que deveriam ser feitas e que não foram incluídas no Orçamento do ano passado?
A principal obra na minha opinião era a construção da nova feira modelo, agora que estamos construíndo acredito que a próxima seria a revitalização e ampliação da nossa rodoviária.

5- Jornal de Sobradinho – Quais as obras você pretende sugerir que entrem no próximo Orçamento, para Sobradinho e região?
Além da reforma da rodoviária eu também pedirei para o governador Arruda que nos dê a revitalização de toda calçada da avenida contorno e também a construção de uma vila olímpica em Sobradinho, bem como a construção de um campo de grama sintética também.
Também tenho um projeto de revitalização do comércio da quadra 08 mas esse projeto está guardado comigo e o divulgarei na hora certa.

6- Jornal Sobradinho –Ninguém trabalha sozinho, gostaria de destacar alguém como seu padrinho nessa missão de administrar Sobradinho?
Sobradinho possui 3 padrinhos, as pessoas que me ajudam são o deputado distrital Raimundo Ribeiro, o secretário de obras Márcio Machado e o nosso Governador José Roberto Arruda. São com essas pessoas que posso contar de verdade.

Fonte: Alexandre Yanez /Telma-Chefe de Gabinete / Foto: Clíves Sampaio