RECENTES

Música: Orquestra Sinfônica encerra temporada 2009 com apresentação da ópera João e Maria


No dia 15/12 a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) encerrou a temporada 2009 com a apresentação da ópera Haensel und Gretel (João e Maria) na Sala Villa-Lobos. Sob a regência do maestro Ira Levin, o espetáculo contou com a presença do barítono Homero Velho, as sopranos Daniella Carvalho e Lívia Bergo, as mezzo-sopranos Janette Dronellas, Denise de Freitas, Ednéia de Oliveira e Clara Figueiroa, além do Coro Lírico Juvenil.

A ópera nasceu como uma encomenda. Wettel, irmão de Engelbert, pediu-lhe que musicasse uma peça de marionetes. O sucesso da empreitada modesta levou-o a compor a ópera em três atos, sucesso em todo o mundo, e sob dezenas de arranjos e adaptações, nos últimos 117 anos, desde sua estréia, em 1891, em Weimar. A versão brasileira de Haensel e Gretel atende por João e Maria. A história é baseada no célebre conto infantil dos Irmãos Jacob e Wilhelm Grimm.

Concertos Didáticos
Criado no início do ano pelo maestro titular da orquestra sinfônica, Ira Levin, o projeto já levou 20 mil alunos este para as apresentações musicais neste ano. O projeto Concertos Didáticos envolveu, em 2009, alunos do Gama, Recanto das Emas, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Riacho Fundo I e II, Plano Piloto, Paranoá, Sobradinho e Taguatinga.
“Não se trata apenas de assistir a um concerto. Também é fundamental preparar antecipadamente os professores e capacitá-los para que, ainda na sala de aula, alunos sejam informados sobre o funcionamento de uma orquestra, o programa que irão assistir e a forma correta de se comportar na sala de espetáculos”, explica Ira Levin.

Nenhum comentário