RECENTES

Matrículas escolares crescem no DF

Enquanto o Brasil mostra uma queda de 1,2% (652.416), o DF apresentou um crescimento de 0,4% (2.868). Maior crescimento se deu no Ensino Médio, que passou de 64 mil estudantes para 79 mil.

Dados parciais do Censo da Educação Básica divulgados pelo MEC – Ministério da Educação nesta segunda-feira (30/11), revelam que o Distrito Federal é a unidade da federação onde mais cresceu o número de alunos matriculados. Enquanto o Brasil mostra uma queda de 1,2% (652.416), o DF apresentou um crescimento de 0,4% (2.868).

O censo apresentou uma queda nas matrículas em creches no DF em relação ao país, mas não contou as crianças das creches que conveniadas com a Secretaria de Educação. Assim, enquanto indicou um crescimento de 8,3 % em todo o país, apontou aumento de 5,2% nas matrículas daqui.

Os dados brutos também informam que o DF foge ao padrão e concentra as matrículas da creche na rede privada de ensino – 93,2%. Desconsidera, no entanto, que aqui, ao contrário da maioria absoluta do país, só sete escolas da rede credenciada de instituições particulares não responderam ao censo.

O maior crescimento se deu no Ensino Médio. Aumentou em 23,2%: de 64.273 para 79.188 estudantes. No Ensino Fundamental houve uma redução de 2,67% em relação a 2008, embora o número ainda fique acima da média de atendimento do período entre 2002 e 2009.

Análise da Diretoria de Censo Escolar afirma que esta redução de matrículas no Fundamental e ampliação no Médio demonstra que a população está mais velha e a taxa de natalidade caiu.

Embora coloquem o DF ao lado de outros nove estados com mais de 60% dos alunos ainda matriculados no Fundamental de nove anos, os resultados parciais do censo desconsideram que aqui existe o BIA – Bloco Inicial de Alfabetização, que faz a transição gradativa dos alunos para a nova realidade.

Com informações da Secretaria de Educação

Nenhum comentário