RECENTES

Um pouco da história vitoriosa de um político socialista de Sobradinho















Foto Divulgação

Cronologia

Década de 80 – O Deputado Paulo Tadeu começa sua atuação política no DF, quando se integra ao movimento estudantil em Sobradinho. A época era de fortalecimento da mobilização dos estudantes, depois de um longo período de ditadura militar.

1989 – Concluiu o curso de Técnico em Edificações pelo SENAI, em Taguatinga. Pouco tempo depois, passou em concurso público para a Companhia Energética de Brasília (CEB), sociedade de economia mista do Distrito Federal, da qual é funcionário licenciado para o exercício de mandato parlamentar.

1984 – Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores.

1991 – Integrou, como diretor, a chapa ganhadora das eleições do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Energia Elétrica (Sinergia), atual Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Urbanas no DF (STIU-DF), sempre em defesa da categoria à qual pertence.

1998 – Foi indicado por movimentos populares e setores sindicais para a sua primeira candidatura a deputado distrital. Eleito com 6.815 votos, Paulo Tadeu tornou-se o mais jovem Deputado da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

1999 – Com a posse em 1º de janeiro, o Deputado Paulo Tadeu inicia sua atuação parlamentar na Câmara Legislativa. Desde então, sempre esteve na oposição ao Governo do Distrito Federal.

Combativo e determinado na defesa dos princípios que orientam sua trajetória política, o Deputado Paulo Tadeu vem-se posicionando, desde o começo de seu mandato, de maneira clara a favor do socialismo, dos movimentos sociais, da classe trabalhadora e do fortalecimento do Estado. Ao mesmo tempo, tem-se destacado no combate à grilagem de terra pública, à destinação irregular de áreas públicas para favorecer amigos de governantes e aos contratos irregulares e superfaturados.

Seus projetos de lei, seus discursos e seus votos sempre se mantiveram coerentes com as posições políticas que o orientam e que o elegeram.

2000 – O Deputado Paulo Tadeu assumiu o cargo de Líder da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara Legislativa, à época com cinco dos 24 Deputados.

Na atuação política, foi o primeiro a ir a público pedir a cassação do Senador Luiz Estevão, porque seu nome estava recorrentemente citado nos meios de comunicação por conta dos escândalos da construção do Fórum do TRT de São Paulo. O Senador foi cassado no final de junho de 2000.

2001 – Assumiu o cargo de 1º Secretário da Câmara Legislativa do DF, com o licenciamento da Deputada Maria José Maninha durante o 1º semestre.

2002 – O Deputado Paulo Tadeu disputou novamente as eleições e foi reeleito Deputado Distrital com 21.320 votos, o que representa um crescimento de 213% no número de votos recebidos nas eleições de 1998.

2003 e 2004 – Exerceu o cargo de Primeiro Secretário da Câmara Legislativa. Entre os avanços realizados, reestruturou o Plano de Carreira dos Servidores Efetivos e iniciou uma forte campanha pela realização de concurso público na Casa, já que o último havia sido realizado há dez anos. O concurso foi realizado em 2005.

Também integrou a direção nacional da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale).

Na atuação parlamentar, iniciou forte oposição aos constantes aumentos de tributos pelo Governo do Distrito Federal, especialmente do IPTU e IPVA. Da luta resultou, em anos posteriores, a limitação de aumento ao INPC.

2005 – Foi eleito Ouvidor da Câmara Legislativa do DF e escolhido relator da CPI da educação, concluída no ano seguinte.

Iniciou a campanha pelo passe livre estudantil, o que resultou na Lei n. 3.921, de 19/12/2006.

2006 – Exerceu a liderança na bancada do PT e foi reeleito ouvidor da Câmara Legislativa.

Novamente, o Deputado Paulo Tadeu disputa as eleições e, desta vez, consagrou-se como o Deputado Distrital mais bem votado do Distrito Federal, com 28.505 votos.

2007/2008 – Assumiu o cargo de Vice presidente da Câmara Legislativa. Reestruturou integralmente a informática da CLDF e o Plano de Saúde dos Servidores e teve contribuição decisiva na aprovação das propostas de enquadramento das despesas de pessoal da Câmara Legislativa à Lei de Responsabilidade Fiscal, além de ter adotado várias medidas para dar maior transparência à gestão da Câmara Legislativa.

2009 – Foi eleito Presidente da Comissão de assuntos Sociais, responsável por análise dos projetos e das políticas públicas do Distrito Federal que tenham caráter social.


Sobre o Deputado Paulo Tadeu:

É autor de mais de 190 projetos de leis, 44 dos quais se tornaram leis.
Autor e Co-autor de 34 projetos de lei complementar, 15 dos quais já são leis.
Participa ativamente das negociações dos projetos de Lei do Poder Executivo, com críticas, sugestões de emendas e articulação com os movimentos sociais organizados.


Sua participação política na sociedade:

É socialista convicto e entende que o socialismo é a forma de alcançar uma sociedade justa e solidária.
Posiciona-se contra ALCA, a globalização, o neoliberalismo e tudo que diz respeito ao liberalismo capitalista.
Defende a classe trabalhadora, sua organização e sua luta nas relações com o capitalismo.
Defende um estado forte, com serviço público de qualidade e servidores valorizados.
Articula-se com os movimentos sociais, especialmente os das classes menos favorecidas.


Sua participação no Distrito Federal:

Luta pelo passe livre estudantil no transporte público.
Trabalha contra os constantes aumentos de impostos (IPTU, IPVA, TLP, etc.)
Apoia os movimentos sociais por acesso à terra, à moradia e ao emprego.
Votou contra o PDOT do Governo Arruda, por entender que ele foi concebido sob o viés da especulação imobiliária.
Em todos os seus mandatos, o Deputado Paulo Tadeu demonstrou ética, grande transparência e representatividade no parlamento, possibilitando a aprovação de diversas leis e apoiando a classe trabalhadora do DF.

Dados Biográficos

Nome político: Paulo Tadeu
Nome completo: Paulo Tadeu Vale da Silva
Naturalidade: Sobradinho (DF)
Data de nascimento: 24/12/1967
Filiação: Luís Macena Vale da Silva
Maria Francinete Vale da Silva
Profissão: Eletricitário (Empregado da CEB).
Mandatos eletivos: Deputado Distrital (1999-2002, 2003-2006 e 2007-2010)
Partido político: Partido dos Trabalhadores (PT)
Atividades partidárias: Membro da direção do PT no DF
Atividades profissionais e cargos públicos: Eletricitário (servidor licenciado da Companhia Energética de Brasília), e Deputado Distrital.
Estudos e graus universitários: Curso técnico em edificação pelo Senai e aluno do curso de Arquivologia da UnB.
Obras publicadas: Consolidação da Lei 8.112 aplicada no DF em coautoria com José Willemann, consultor legislativo da CLDF.
Condecorações: Agraciado com medalha de Honra ao Mérito, no ano de 2006, pelo GDF.

Fonte:Blogger Paulo Tadeu

Nenhum comentário