RECENTES

Queijos


Foto: Divulgação / Gastronomia

Essa delicia merece ser comentada:

Queijo Fresco: Excelente acompanhamento para doces, pode ser usado em receitas de bolo que levam queijo, ideal para o café da manhã e para regimes de emagrecimanto. Eu já prefiro cortado em cubinhos com azeite e orégano, acompanhando uma gelada. É meu tira gosto preferido.

Queijo Curado: É cremoso e pode substituir o queijo prato em qualquer receita. Fica ótimo pra fazer pão de queijo, algumas pessoas utilizam ralado em pratos quentes, eu não gosto.

Mussarela: Em fatias ou pedaços, vai bem em sanduiches, pizzas, pratos de forno, ralada em qualquer receita, outro tira gosto imbatível, cortado em cubos com azeite, limão, pimenta, orégano e salsa desidratada.

Provolone: Ideal para petisco, pode ser assado em espetinhos ou servido em cubinhos, também fica ótimo à milanesa.

Parmesão: Sabor inconfundível, é usado em massas, carpaccios, sopas e também como aperitivo acompanhando um bom vinho.

Ricota: Queijo fresco de sabor peculiar, indicado para patês, tortas, lasanha ou caneloni. É indicado para regimes de emagrecimento.

Prato: Indicado para sanduiches e para derreter sobre pratos de forno.

Suiço: Saladas, sanduiches, pratos de forno ou fondues.

Gorgonzola: De sabor picante, é próprio para mousses e salgados, temperos para salada e patês. Delicioso com pão preto.

Camembert: Envolto em uma camada branca de mofo que conserva o queijo, é cremoso e pode ser comido com pão, fica ótimo à milanesa.
Como conservar o queijo.

De forma geral, todo queijo pode ser guardado na geladeira, mas alguns cuidados têm de ser tomados.
1. Queijos cremosos (tipo camembert, requeijão cremoso e ricota), devem ser guardados hermeticamente fechados e conservados por, no máximo 2 semanas:
2. Queijos duros como o suiço, provolone ou parmesão, podem ser guardados durante meses. Os que ainda não foram usados devem permanecer na embalagem original. Depois de abertos, embalar em papel alumínio ou filme plástico;
3. Se o queijo estiver mofado por fora, retire a parte ruim e utilize o resto, mas se o mofo tiver penetrado o interior do queijo, jogue-o fora;
4. Nos queijos naturalmente mofados como o gorgonzola, o mofo contribui para dar um sabor especial.

Nenhum comentário