RECENTES

AGRICULTURA: Produtores rurais da nossa região,recebem concessão de uso

















Anúncio foi feito durante a 28ª Ronda Crioula do Distrito Federal, realizada no PAD/DF. Ocupantes dos terrenos poderão financiar os espaços por 20 anos em parcelas anuais

Os produtores rurais do Distrito Federal foram contemplados com contrato de concessão de uso com opção de compra da área utilizada. O anúncio foi feito durante um almoço realizado dia(19) na 28° Ronda Crioula do DF no Plano de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD/DF). O evento, que faz parte da comemoração da Semana Farroupilha, contou com a presença de 600 moradores do local.

Para o governador José Roberto Arruda, os produtores do PAD/DF acreditaram na fertilidade da área enquanto alguns abandonaram o projeto achando que o cerrado era improdutivo.
“O suor do gaúcho brotou nas terras do cerrado e fez o solo ainda mais forte”, afirmou Arruda.


O contrato de concessão de uso oferecerá opção de compra aos legítimos ocupantes dos espaços. A concessão será de 30 anos renováveis pelo mesmo período. Os terrenos serão financiados por 20 anos em parcelas anuais.

“O pagamento anual previsto em lei será de 0,5% nos primeiros três anos e 1% nos anos seguintes. As condições serão as mesmas praticadas pelo Incra, ou seja, o preço da terra crua”, explicou o governador.

Durante a primeira fase, o governo pretende atender 3.800 produtores pioneiros que tem contratos assinados com o GDF. Na segunda fase será a vez de outros 17.000 produtores. “A idéia é que cada produtor rural tenha seu título de propriedade definitiva da terra”, disse o José Roberto Arruda-Governador do Distrito Federal que também elogiou a confiança do povo gaúcho na qualidade do solo da capital do país.
.

Adelmir Cenci é morador do PAD/ DF há 30 anos e não pretende sair do local. Ele explica que o grande diferencial da produção da área é a tecnologia na agricultura utilizada no plantio e colheita. “Temos os melhores índices de produtividade e levamos nossos produtos para todo Brasil”, disse.

Atualmente 3. 000 pessoas moram no PAD/DF. Os produtores do local cultivam grãos, cereais, hortifrutigranjeiros e criam bovinos, ovinos, suínos e aves.

A 28ª Ronda Crioula do Distrito Federal contou com o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF), e da Secretaria de Agricultura.

O evento, foi realizado no Centro de Tradições Gaúchas (CTG), localizado na BR 251, km 6, no PAD/DF. Diversos torneios esportivos e lúdicos como futebol de bombacha, vôlei, sinuca e truco foram disponibilizados aos participantes das festividades. Foram servidos cafés da manhã, almoços e jantares com apresentações artísticas e culturais.

Jane Rocha - Agência Brasília / Foto: Roberto Rodrigues

Nenhum comentário