RECENTES

Política - Trocando em miúdos


Foto: Clíves Sampaio
Inicialmente deve-se conceituar o termo Política – palavra derivada do grego antigo (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-estado subentendendo-se também sociedade, comunidade. Seu significado é: arte ou ciência da organização, direção e administração de Nações ou Estados.
Com base nestes preceitos há de ser levado em conta as diferenças básicas entre Políticas Públicas e Políticas de Governo, objetivando o esclarescimento aos eleitores e auxiliando-os em suas decisões políticas no tocante a escolha de seus governantes e representantes legais, assim como à fiscalização dos atos públicos que deve ser exercida pelo povo, pois, conforme disposto no parágrafo único do Art. 1º da Constituição Federal “todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”.
Política pública ou Política social é o conjunto de ações coletivas voltadas para a garantia dos direitos sociais e das necessidades básicas do ser humano, como emprego, educação, saúde, habitação, meio ambiente, transporte e outros. Configurando compromisso público de procedimentos que visam à resolução de conflitos em torno da alocação de bens e recursos públicos, sendo os personagens envolvidos nestes conflitos denominados “atores políticos”
Em síntese, observa-se que políticas públicas são precedidas de estudo do espaço social antes de sua implementação, sendo considerados os fatores técnicos e estatísticos de forma independente, devendo ser livre de interesses particulares ou institucionais e visando dar conta de determinada demanda em diversas áreas de interesse coletivo da sociedade.
No tocante a Política de governo, ressaltamos suas premissas como o conjunto de ideais, planos, medidas, ou seja, filosofias que compõe uma gestão pública, influenciada por fatores políticos, como: suas coligações partidárias, articulações, acordos, alianças, incentivo de instituições privadas e também da própria sociedade civil.
Quando falamos em políticas de governo, estamos de maneira contundente e específica tratando de tomadas de decisões políticas, que nada mais é do que uma escolha dentre um leque de alternativas que nem sempre resultará em uma efetiva política pública, dispensando um nexo real entre a teoria e a ação.
Se utilizada na integra a expressão “trocando em miúdos”, podemos definir política de governo nos dias atuais como sendo ações espetaculosas, oriundas de falsos estadistas, visando o fortalecimento de grupos dominantes que manipulam a gestão pública dos Municípios, Estados e da União e que não geram benefício algum à sociedade,
Conforme preceituado, o poder emana do povo... e para o povo, nós colhemos o que plantamos! Segundo Aristóteles - O homem é um animal político - As próximas eleições estão chegando, vamos abolir a prática de políticas de governo de pouco valor agregado, de políticas assistencialistas que em nada contribuem para o crescimento da sociedade. Atenham-se as propostas de políticas públicas de resultado e depositem esta crença nas urnas...façam a diferença!!!

Kiko - morador de Sobradinho,
Assessor Parlamentar e também responde como Chefe de Gabinete do Deputado Distrital Raad Massouh

Nenhum comentário