RECENTES

Não é só o carro de som, tem o trio elétrico também!



















Foto: Ilustrativa/Divulgação - Texto: Júnior Nobre

Essa coisa do barulho automotivo já se tornou um verdadeiro caos aqui em Sobradinho. Lojas instaladas comercialmente na beira da pista, sofrem com o vai e vem desses veículos. O que assusta é a quantidade e o volume exagerado do som.
Outro dia conversando com um lojista, num momento light, ele declarava que já até gravou algumas frases de efeito dessa turma dos microfones: Num tom debochado ele declamava a este repórter, algumas delas: “É boi rolando, boi rolando, carnes à vontade! , na outra : Aqui não vendemos retalhos de carne! , Meu flamengo ganhou mais uma!” .
Tem lojas que usam a tática do comboio de carros ou caminhões de entrega, todos sinalizados, buzinando e gritando pela promoção da assinatura de sinal a cabo, o móvel promocional, eletro doméstico e etc...
Na comercial da quadra 8, as lojas de tecidos e enxovais extravasam o ouvido de qualquer transeunte com aquele forró escrachado. Já na quadra central, é poluição sonora mesmo! tem lojas que usam locutores , tecladistas e aquela música pegajosa o dia inteiro, o locutor só falta pegar o cliente pelo braço para poder levar pra dentro da loja.
Segundo o presidente da ACIS – Nando Ferreira alega que Lojistas da região precisam adequar-se as normas vigentes, muitos já conhecem a legislação. “Já fiz reuniões com a presença deles, e inúmeros pedidos foram feitos aos profissionais e proprietários desses carros, para baixarem o som. Depois não vão poder reclamar da punição!”.

Segundo o lojista Wiliam Gomes Pinto, falar no telefone é quase impossível, e veja que minha loja é fechada por blindex, mesmo assim, tenho dificuldades em me concentrar nos pedidos e em uma conversa mais detalhada com meu fornecedor e cliente, devido a esse transtorno.

Para o panificador Joe, "é complicado, eu sei que todos precisam trabalhar e defender o seu ganha pão, mas é preciso ter regras".

Cavalcante da Bike Mania,” eu contrato esse tipo de serviço esporadicamente, sou do time que acredita que precisa ter uma fiscalização quanto ao volume exagerado”.

Vale registrar que algumas cidades já adotam leis severas, como Curitiba/PR aonde o uso de carros de som para fins comerciais é proibido por lei, tanto municipal como federal. Em Curitiba a atividade de propaganda sonora é proibida desde 1995. "A poluição sonora traz transtornos à população", disse o superintendente de Controle Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Mário Sérgio Rasera ao site da prefeitura.

É importante ficar atento a poluição sonora, com a palavra os governantes e políticos...

Nenhum comentário