name='content'> ]]>

RECENTES

Ler! Reler o Mundo!




Por Sandson Azevedo

Ler, quando começamos a ler? Alguns educadores dizem que é bem antes de conseguirmos entender o significado do agrupamento de letras. Segundo essas pessoas, a leitura inicia-se no interesse pela leitura, como quando a mãe ler uma estória para seu filho.

Qual a importância da leitura na vida de uma pessoa? O que a leitura pode nos proporcionar e qual o devido valor que damos a leitura? Pelo método adotado em uma pesquisa Retratos da Leitura do Brasil, 45% dos brasileiros são considerados não leitores. E outro índice preocupante é que o brasileiro lê, em média, 4,7 livros por ano, um índice muito baixo para um país que busca figurar entre as potências mundiais.

As dificuldades das pessoas que não possuem hábitos de leitura ficam evidentes no nosso dia-a-dia. Problemas com interpretação, compreensão, escrita e reflexão são visíveis nos que não possuem o hábito de ler.

Muitas vezes, problemas no trabalho são dificultados devido à dificuldade que o hábito da leitura poderiam minimizar. Questões de entendimento sobre o que é identificar, citar, relacionar, comparar, analisar, justificar e tantas outras em que um contexto literário muitas vezes apresenta a discussão.

O professor português Carlos Ceia, em seu livro:” O Professor Sentado: Um Romance Acadêmico” fala sobre a importância de ler, transcrito em português lusitano:

1. Ler às crianças durante os seus primeiros anos de vida, ajuda-as a crescer não só intelectualmente como do ponto de vista da compreensão do mundo. A medida da imaginação de cada um na vida adulta, a meta que cada um de nós consegue atingir no exercício da mais espantosa e complexa das nossas capacidades — o ser capaz de pensar — é determinada pela forma como nos moldaram a nossa imaginação durante os primeiros anos de vida. Somos o que lemos. Quem nunca leu ou quem leu muito pouco, não conhece nem o mundo em que vive nem os mundos que podemos sonhar.

2. Quem lê, vê mais; quem lê, sonha mais; quem lê, decide melhor; quem lê, governa melhor; quem lê, escreve melhor. Poucos são os actos que valorizamos e que praticamos que não possam ser melhorados com mais leitura.

Diante disso, não podemos nos resta incentivar a leitura aos jovens, e mudar nossos paradigmas. Comece com uma leitura sobre um assunto que lhe interessa, depois ao se acostumar busque leituras mais complexas, que necessite uma atenção e concentração maior, um grau de reflexão mais elevado. Eu costumo dizer que a leitura é um dos poucos vícios que me permito. Quando menos perceber, estará tendo uma nova visão do mundo ao qual pertence.
Eu penso assim e você? Mande-nos um e-mail: pensadorSA@gmail.com

Nenhum comentário