RECENTES

Lendo o Presente e Construindo um Futuro Promissor

Por Ana Maria/DRE-Sobradinho-DF

As escolas de Ensino Fundamental Séries/Anos Finais de Sobradinho estão em contagem regressiva, aguardando com ansiedade a chegada do dia 02 de outubro.
A Secretaria de Educação e Jornal Correio Braziliense firmaram uma parceria em torno de um projeto inovador denominado “Leio e Escrevo Meu Futuro”. Mas o que é este projeto?
O projeto consiste na busca por criar mecanismos que estimulem a leitura e a prática da escrita, procurando desenvolver a visão critica dos alunos a partir do acesso ao conteúdo diário do Jornal Correio Braziliense, veículo de informação conhecido por toda a sociedade do Distrito Federal, e que se caracteriza por sua abrangência temática e qualidade na apresentação dos fatos e notícias, do Distrito Federal, do Brasil e do mundo. O projeto tem como público alvo os alunos das séries/anos finais do Ensino Fundamental, foram escolhidos em cada escola participante, atendendo a critérios de proporcionalidade, alunos e professores que desde o mês de junho estão recebendo em suas residências exemplares do jornal nos finais de semana, e a escola também é contemplada recebendo os jornais de segunda a sexta-feira.
Entre os recursos motivadores disponibilizados pelo projeto estão um HOTSITE desenvolvido pelo Correio Brazilense onde os internautas podem encontrar: Blog (para promover a aproximação dos participantes nas diferentes regiões do D.F.); QUIZZ (promover e disponibilizar temas relevantes para o público jovem); LINK para o Blog da Dad (dicas de Português, gramática e ortografia); Link para o Divirta-se (divulgação da programação cultural); Publicação de trabalhos realizados nas escolas; Espaço para publicação de fotos e vídeos.
O ponto alto do projeto, o que explica a ansiedade e a contagem regressiva até o dia 02 de outubro, citada acima refere-se a realização de um concurso de produção textual promovido pelo Correio Braziliense em parceria com a Secretaria de Educação do DF, que tem como tema principal os 50 anos de Brasília, e que premiará mais de 900 alunos, além de professores e gestores das escolas participantes que apresentem um bom desempenho. São vários os prêmios, como TV de 32”, Iphone de 8Gb, Nintendo Wii, Playstation, notebook, viagens, bicicleta, celular com câmera, câmera digital, MP5, Micro System, enfim a premiação é atraente e com certeza será disputada pelos alunos, não só de Sobradinho mais de todas as demais regiões administrativas do DF.
As escolas de Sobradinho que participam do projeto são: CEF 01, CEF 03, CEF 04, CEF 05, CEF 07, CEF 08, CEF Fercal, CEF Queima Lençol, CEF Professor Carlos Mota, CED 02, CED 03, CED 04. E mais uma vez as escolas de Sobradinho demonstram o seu comprometimento e dedicação, com participação que superou os 6.700 alunos inscritos no concurso, e mais importante ainda são as várias formas desenvolvidas nas escolas para que os alunos possam realmente aproveitar os jornais como mais uma importante fonte de informação e suporte, fazendo realmente com que o objetivo primordial do projeto seja alcançado, que é o de ser um elemento promotor do prazer pela leitura e da busca de conhecimento, de forma critica e embasada.

Para saber mais sobre o projeto acesse o site www.leioeescrevomeufuturo.com.br

Nenhum comentário