RECENTES

Audiência Pública debate problemas dos idosos do DF


























Foto: Eduardo Nobre / Por Mikaely Lima

Idosos de várias Regiões Administrativas da cidade estiveram na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) no dia 1 de setembro, para discutir os problemas enfrentados por eles e cobrar o cumprimento dos preceitos da Constituição Cidadão para as pessoas da melhor idade. A iniciativa é de autoria do deputado distrital Raimundo Ribeiro.

Representantes das associações dos idosos reivindicaram na CLDF a gratuidade do transporte público urbano e semi-urbano para as pessoas a partir de 60 anos, um programa habitacional específico para pessoas na melhor idade e acessibilidade.

Presente na audiência, o subsecretário de Promoção de Direitos Humanos da Presidência República, Perly Cipriano, disse que o país tem hoje 20 milhões de pessoas com mais de 60 anos que necessitam de atenção e cuidados. Para ele os idosos têm que ser respeitados pela sua vida e trajetória. Cipriano propôs a criação do selo “Empresário Amigo do Idoso” como forma de valorização do segmento.

Raimundo Ribeiro, que presidiu a audiência , lembrou que os direitos dos idosos já estão garantidos na lei. “O que falta é fazer valer esses direitos. Torná-los efetivos no dia-a-dia dos idosos. Aqui na Câmara aprovamos a Subcomissão do Idoso, ligada à Comissão dos Direitos Humanos, para ouvir e encaminhar as questões que os idosos nos trazem,” disse o deputado.

A defensora pública e coordenadora do núcleo de defesa dos idosos do DF, Paula Regina de Oliveira, reivindicou a realização de concurso para admissão de médicos com especialidade em geriatria e o fornecimento de fraldas geriátricas na rede pública de saúde.

Participaram também da audiência o Secretário Geral Adjunto da OAB, Felix Ângelo Palazzo e Janete Henriques, presidente do Conselho dos Idosos do DF que parabenizou o deputado Raimundo Ribeiro pela iniciativa da audiência.

Ribeiro propôs a integração do legislativo com o idoso formando uma rede de proteção na busca de soluções para os problemas. O deputado lembrou o projeto de sua autoria em parceria com o deputado Chico Leite que dispõe sobre a obrigatoriedade no fornecimento de medicamentos de alto custo nas farmácias públicas e também a indicação de construção Centro de Convivência dos Idosos de Planaltina.

Nenhum comentário