RECENTES

Mudar ou ser Mudado?


























Por Sandson Azevedo - Coluna:Pensador SA - email: pensadorSA@gmail.com

Em uma de minhas aulas ministrada na faculdade abordo sobre o tema “mudança”, e mesmo depois de vários anos de magistério me surpreendo com as atitudes dos alunos quando os provoco a mudar. Simplesmente peço que eles saiam da suas cadeiras e sentem-se em outra bem distante. A reação geralmente é imediata e muitas vezes agressiva: “o que eu fiz professor? Por que eu? Por que eu tenho que sentar lá?” Normalmente gera até um clima desagradável momentâneo até eu explicar o motivo da solicitação.

Na verdade, essa dinâmica não passa de uma ilustração de como é incômodo mudar contra nossa vontade. Depois de explicar os motivos e o clima voltar a ficar mais ameno, entramos no debate e pergunto o real motivo deles ficarem descontente, poucos sabem dizer.

Na verdade, nossa cultura faz com que busquemos o conforto e quando somos obrigados a sair do estado de conforto, buscamos criar o maior número de barreiras possíveis, criamos resistência à mudança.

Infelizmente, a dinâmica da vida moderna só nos permite duas opções; mudar ou ser mudado. E então pergunto: você está pronto a mudar de trabalho? Mudar de cidade? Mudar seus hábitos? Caros leitores, a mudança é simplesmente uma ruptura da continuidade e o surgimento de um novo caminho a se seguir.

O que temos que aprender é que nem sempre a mudança é ruim, ela pode ser para uma condição melhor, mais propícia. De outro lado, é importante que estejamos atentos aos sinais de indicação de mudança e nos preparemos para ela. Quando se sabe que a mudança é inevitável e podemos nos preparar para ela, fica mais fácil encarar esse processo e por que não até tirar proveito disso. Como exemplo imagine a seguinte situação:

“A empresa onde trabalha nos dois últimos anos vem acumulando resultados negativos e cada vez mais se endividando, ou seja, aparentemente não há uma solução aparente para o seu problema. Deduzimos então que a possibilidade de a empresa demitir funcionários é grande, sendo assim, você tem duas opções: mudar ou ser mudado. Ou você ‘muda, e se prepara, se capacita para as mudanças que provavelmente ocorrerão em sua vida, ou será surpreendido com uma possível mudança inesperada, que na verdade há muito já havia sido anunciada.”

Você pode ficar atento aos sinais de mudança, no seu ambiente de trabalho ou na sua vida pessoal e fazer com que as mudanças sejam amenizadas ou proveitosas. Eu penso assim e você? Mande-nos um e-mail: pensadorSA@gmail.com.

Nenhum comentário