RECENTES

Hospital de Sobradinho ganha Centro Odontológico renovado e ampliado

















Novo centro tem sete consultórios – um deles adaptado para portadores de necessidades especiais – e terá 15 dentistas/Foto: George Gianni


Depois de dois anos de reforma, centro terá capacidade para atender a 170 consultadas semanais agendadas. Em dois anos, GDF construiu 214 consultórios e comprou mais de 52 mil instrumentos odontológicos


O Centro Odontológico do Hospital de Sobradinho está de cara nova. Após uma reforma de quase dois anos, que custou R$ 370 mil, o prédio foi ampliado e ganhou equipamentos mais modernos. A população agora conta com sete consultórios – um deles adaptado para portadores de necessidades especiais – onde podem ser realizados desde simples atendimentos a cirurgias bucomaxilofaciais (maxilares e mandíbulas). Além dos sete dentistas que já trabalham no novo centro, outros oito devem ser contratados para completar o quadro.

O governador José Roberto Arruda participou da inauguração do centro odontológico reformado nesta terça-feira (25). Durante o evento, Arruda assinou uma ordem de serviço para dar início à construção do novo bloco Materno Infantil, que funcionará no antigo centro obstétrico. O prédio de 600 m² dará lugar a dois blocos de dois andares que somarão 3,6 mil m² , onde serão construídos 62 leitos e 29 berços – capacidade para até 300 partos humanizados por mês. A unidade terá ainda oito leitos de UTI Neonatal. A obra custará R$ 14 milhões e vai durar 18 meses.


Reforço para a saúde bucal

A coordenadora da Odontologia da regional de Sobradinho, Liane Belus Henriques, contou que o objetivo é estender o atendimento no Hospital do Sobradinho também para turnos noturnos. “Já temos capacidade para 170 consultas semanais agendadas, mas também atenderemos fora do agendamento”, disse Liane. Após a reforma, o centro voltou a atender emergências.

Durante o período de obras, os dentistas trabalhavam no Centro de Saúde 03, onde havia apenas três consultórios e pouco espaço físico. De acordo com Liane, a reforma era essencial. “Aqui funcionava em situação precária. As redes elétricas e hidráulicas já não tinham mais a menor condição”, contou a coordenadora.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a saúde bucal do DF recebeu grandes investimentos entre 2007 e 2008. Nestes dois anos foram construídos 214 consultórios e comprados mais de 52 mil instrumentos odontológicos. “Este centro de Sobradinho agora tem todas as condições para ser uma referência na rede pública”, disse Arruda.

RPG na rede pública

Sobradinho também ganhou nesta segunda-feira o primeiro atendimento de Reeducação Postural Global (RPG) da rede pública de saúde. O serviço gratuito funcionará no Centro de Fisioterapia e Reabilitação de Sobradinho (Quadra 8, ao lado da Praça Santos Dummont). Pelo menos sete fisioterapeutas – dois especializados em RPG – vão tratar até 16 pacientes por mês.


Por Mariana Santos

Nenhum comentário