RECENTES

TURISMO: Sobradinho quer ser a Capital Candanga do Ecoturismo


Com uma natureza privilegiada, a cidade serrana investe para se transformar no maior centro de lazer rural do DF.

A cidade de Sobradinho, localizada ao norte do Distrito Federal, a 22 quilômetros do Plano Piloto, quer se transformar na capital brasiliense do ecoturismo. Os atributos para isso são considerados fortes pela administração local, empresários e moradores da satélite mais serrana de Brasília. E se depender do esforço e dos investimentos dos empreendedores isso já é uma realidade.

As características da região, particularmente dotada de diversidade paisagística, com muitos morros e cachoeiras, clima ameno, belezas naturais e tranquilidade são um convite para quem quer fugir do corre-corre da cidade. Os locais não perdem, em termos de qualidade e conforto, para nenhuma cidade turística do Brasil. Uma das provas disso é o mais novo ponto turístico da cidade, que será inaugurado no próximo dia 26 de novembro. O RM Hotel Fazenda é o maior do gênero no Distrito Federal, com padrão classe A. Localizado a 13 quilômetros de Sobradinho e 27 do Plano Piloto, no Núcleo Rural I, o hotel fazenda tem 280 hectares de pura natureza, áreas para práticas de esporte, piscinas, lago, centro de convenções com capacidade para 300 pessoas e restaurante para 600 pessoas.

As fazendas da região são mais uma boa opção de lazer. Nelas é possível passar o dia inteiro, por um preço bem acessível, aproveitando para andar a cavalo, nadar em rios, passear ao ar livre, andar de charretes, pescar e ainda saborear as delícias, geralmente típicas dos cardápios goiano e mineiro. Mas além disso elas trazem muito da história do centro oeste brasileiro. Algumas conservam verdadeiras relíquias, são museus rurais que contam como viviam as famílias bem antes do planalto central se transformar na capital do Brasil.

Os restaurantes rurais fazem a alegria de quem aprecia uma boa comida, tirada direto de fogões a lenha e feita com produtos da região. Neles também é possível fazer passeios, andar em trilhas ecológicas, conhecer cavernas e paisagens raras do planalto central.

Aproveitando este potencial, a Administração Regional, em conjunto com a Secretaria de Turismo, empreendedores do setor, Sebrae e Associação Comercial e Industrial de Sobradinho – ACIS, realizaram no RM Hotel Fazenda, o I Seminário de Turismo de Sobradinho, parte integrante da Campanha Viver na Serra é Bom Demais. Na pauta, além do tema Ecoturismo, foram debatidos assuntos como o Turismo Esportivo, Turismo de Aventura e Turismo da Terceira Idade. Os participantes começaram a traçar um Plano de Ação para o Turismo da Cidade. Entre as determinações, ficou decidido a implantação do Programa Nacional de Municipalização do Turismo – PNMT, da Embratur; e a Caravana do Sebrae.

Por ASCOM

Nenhum comentário