RECENTES

CLDF entra na guerra contra o vírus










A médica Luciana Lacerda aposta na prevenção (Foto:Sílvio Abdon/CLDF)


Escrito por Donalva Caixeta Marinho
Fonte: Marcos Machado/Doplenário


A Câmara Legislativa concluiu esta semana a colocação de 20 dispensers com álcool-gel nos principais pontos de acesso e circulação de suas dependências, como mais uma medida para prevenir a ocorrência da gripe causada pelo vírus H1N1. Embora a Casa não tenha registrado nenhum caso suspeito da gripe A, a prevenção é, segundo a médica Luciana Lacerda, chefe do Setor de Assistência à Saúde, a iniciativa mais importante a ser adotada.

Na edição do dia (14) do Diário da Câmara, foi publicado ato da Mesa Diretora que dispensa as servidoras gestantes de comparecimento ao trabalho até o dia 2 de setembro, quando então a situação será reavaliada. Além disso, foram suspensos até a mesma data os eventos relacionados aos projetos de Cidadania para Todos, Cidadão do Futuro e Jovem Cidadão, e também os do Programa Interação, para evitar aglomerações em ambientes fechados.

Há mais de duas semanas, a CLDF vem divulgando, no Diário da Casa e na intranet, informações sobre práticas relacionadas não apenas à prevenção, como também a etiqueta de pessoas acometidas de sintomas suscetíveis de contaminação, como tosse. O uso de lenços, preferencialmente descartáveis, é recomendado nesse caso.

Outra recomendação importante - que consta do folheto distribuído a todos os setores da Casa - é no sentido de não compartilhar alimentos, copos, toalhas e outros objetos de uso pessoa, além, claro, de lavar as mãos com frequência com água e sabão ou higienizá-las com álcool.

Máscaras vão ser também distribuídas a pessoas que apresentem sintomas de gripe, e apenas para o momento em que aguardam atendimento médico. Recomenda-se, ainda, evitar a automedicação que, segundo a médica Luciana Lacerda, pode mascarar sintomas, retardar o diagnóstico ou, ainda, causar resistência ao vírus.

Na próxima semana, cartazes com essas advertências vão ser colocados nos principais pontos de circulação da Casa e o serviço de som vai difundir, periodicamente, mensagens alertando sobre condutas desejáveis de prevenção ou recomendações para quem for acometido de sintomas de gripe.

Os cuidados que vêm sendo tomados pela Câmara para prevenir a gripe A seguem os protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde.

Nenhum comentário